Tadeu Xavier - O Xerifão do Estrela FC

Rádio Studio FM 98.3 - março de 2017











Tadeu Xavier - O Xerifão do Estrela FC

Nascido em Rosário do Sul, com seis meses de vida mudou com os pais para Santana do Livramento, onde passou a infância e estudou.

Foi casado com Tânia Martins da Silva (falecida) com quem teve três filhos: Tais (falecida), Cassius e Sabrina.

Devido ao bom porte físico, principalmnte altura e impulsão, começou a praticar basquetebol, mas em seguida seguiu carreira de jogador de futebol. Sua determinação e paixão pelo campo era tanto que chegou a jogar profissionalmente com um só rim por dez anos.

Seu primeiro clube foi o Fluminense de Livramento, passando por outros clubes do Rio Grande do Sul (Grêmio - base, Internacional - base, Cruzeiro - base, Lajeadense, Santa Cruz, Santa Rosa, Santo Ângelo, Caxias, São Paulo de Rio Grande, Rio Grandense, Igrejinha e Estrela FC). No Brasil jogou ainda (Figueirense (SC), Inter Lajes (SC), Taubaté (SP), Barretos (SP), Francana (SP), Botafogo (SP), Portuguesa (SP), Vitória (BH).

Depois de parar de jogar, Tadeu Xavier realizou três cursos de treinador de futebol - dois no Rio de Janeiro e um no RS.

Atualmente é vice-presidente da Associação Gaúcha dos ex-jogadores de Futebol. É sócio fundador da AGAPI - Associação da Garantia do Atleta Profissional. Trabalha em projetos sociais em Porto Alegre.

Tadeu concedeu longa entrevista no programa Redação Studio 98.3 onde falou sobre sua trajetória pessoal e profissional. Conquistas, alegrias e tristezas. Disse que deste que saiu de Estrela há 33 anos nunca mais tinha concedido entrevista para veículo de comunicação da cidade. Em vários momentos emocionou-se ao falar da equipe estrelada.

Contou que veio para jogar no Lajeadense no início dos anos 1970, mas não acertou por detalhes, em seguida sendo indicado por Adauto de Azevedo para atuar no Estrela FC. 

Veio para realizar um treinamento e imediatamente foi contratado por ano. Gabriel Mallmann com apoio de Rafael Orighela, Odilo Anfonso Thomé, Lino Schwertner, Eugênio Noll, Hélio Müsskopf, e Braguinha, grupo que lhe deu todas as condições de trabalho.

No tempo em que jogou no Estrela FC fez 50 gols de cabeça. Em duas temporadas seguidas marcou 19 e 18 gols respectivamente.

Sua dupla de zaga "Leocir" que considera um grande amigo e melhor com quem fez parceria no clube da cidade. Afirmou que jogou ainda ao lado de grandes zagueiros no Brasil.

Contou a história do chegada do "Everton" goleiro espetacular do clube que veio do bairro Sarandi de Porto Alegre.

Estrela FC disputou o Gaúchão de 1976 a 1979. Destas equipes, todas muito boas, mas considera a de 1978 a mais técnica: Everton, Foguinho, Tadeu, Leocir e Ademir, Ederson, Juarez e Silva, Cuca, Alberi e Passos.

Lembrou de amigos com quem jogou no clube, segundo Tadeu todos craques: Enio Costa, Renato Teixeira, Keti, Pompeia, Preguinho, Palito, Carlinhos, Figueró, Norberto, Rugardt, entre outros.

Na década de 1984 volta a jogar no Estrela FC quando acontece a maior série invicta do clube - mais de 30 jogos sem perder. Nesta época jogou ao lado de Libório, Belmonte, Sérgio Roberto, Betinho, Luizão, Luizinho, Jair, Bozó, Wilfrid, Éder, Paulão e outros com quem já havia atuado na primeira divisão: Leocir, Juarez e Alberi.

O maior jogo que atuou, foi no clássico entre Estrela FC 1 X 0 Lajeadense, em Lajeado, gol assinalado por Preguinho no final do segundo tempo. O resultado desclassificou o Lajeadense do Campeonato Gaúcho e manteve o Estrela FC na competição. O jogo foi precedido de muita polêmica.

Juarez foi Campeão Amador Regional pelo Brasil da São José.

Oportunamente voltaremos com mais histórias do Xerifão-Capitão do Estrela FC. Agradecemos ao amigo Silva que intermediou a entrevista.

Nenhum comentário: