Coluna do Airton Engster dos Santos - Jornal O Informativo do Vale - 22 de março de 2017


História: Em 1865 Antônio Vitor Menna Barreto mandou abrir grandes picadas: Boa Vista, Picada Grande nas quais foram estabelecidos colonos alemães, vindos de São Leopoldo e Feliz. Seu padrasto Vitorino José Ribeiro media pessoalmente os lotes. A Colônia de Estrela já produzia mandioca, centeio, trigo, milho, feijão, batatas e outro produtos agrícolas.

Os vereadores de Estrela, Marco Aurélio Wermann (PV) e o presidente do Legislativo Ernani de Castro (PMDB), estiveram na capital federal em busca de recursos para o município. Os edis foram acompanhados do vice-prefeito Valmor Griebeler e do secretário de Obras Cristiano Nogueira da Rosa. Entre as reuniões de articulação, protocolando futuros projetos e pedidos de emendas.

A 2ª Caminhada Ecológica de Estrela, foi realizada no domingo pela manhã, com largada no Parque Princesa do Vale. A promoção foi do Governo de Estrela através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel). A grande procura de interessados levou os organizadores a aceitar inscrições adicionais. Em torno de 135 pessoas participaram das atividades.

No sábado (25) acontece o Carnaval de Rua de Estrela. O palco do samba será na Rua Fernando Abott, o “Calçadão”, a partir das 20h. O secretário Marcelo Braun, espera que desta vez o tempo colabore, pois o esforço para realização da festa  foi grande.

O secretário do Meio Ambiente, Hilário Eidelwein, destacou as questões legais que envolveram a construção do Atacadão na BR 386, junto ao trevo de acesso à cidade. Disse que todos os aspectos ambientais, foram observados. 

O vereador João Braun apresentou seu projeto de Lei que institui os meses de maio e agosto como meses das culturas alemã e italiana, respectivamente. Citou as atrações que já existem, mas que seu projeto tem por objetivo institucionalizar essas datas com foco de organizar uma proposta de turismo, através da gastronomia.


Nádia Rodrigues Silveira Gerhard foi Comandante do 40º BPM, em Estrela. Transferida para Capital para o 19º BPM. A única mulher no Estado a assumir um batalhão. Hoje é vereadora na capital pelo PMDB. Esteve em Estrela no sábado (18) para o Chá do Multimulher, onde sorteou dois exemplares do seu livro: "Patrulha Maria da Penha: o impacto da ação da polícia militar no enfrentamento da violência doméstica".

Já está sendo divulgada a programação do 52º Festival do Chucrute de Estrela - Maio 2017. O mais tradicional festival de folclore alemão do estado do Rio Grande do Sul, animado com muita música, dança e gastronomia típica.

O Curso de Liderança Juvenil (CLJ) da Paróquia São Cristóão do bairro Boa União em Estrela, realiza no 08 de abril de 2017, um Jantar Baile no ginásio da comunidade.


No sábado (18), grande atração do XI Multimulher reuniu mulheres de todas as idades e locais na sede da Associação dos Moradores do Bairro das Indústrias (AMBI). O Chá de Integração ocorreu a partir das 14h, com ingresso que deu direito ao buffet de doces e salgados e apreciar o desfile de moda, protagonizado pelas próprias mulheres das comunidades e clubes de mães. 

Estrela - Viva o Taquari Vivo acontecerá no sábado (25) a partir 7h30min no Parque da Lagoa. 

Dia 25 de março tem Feira do Peixe Vivo, a partir das 07h, Praça Henrique Roolaart, com promoção da Secretaria da Agricultura.

A Festa Anual da Comunidade de São Jacó ocorrerá no próximo domingo (26), iniciando com missa às 10h.

De 31 de março a 02 de abril, teremos a tradicional Feira de Artesanato de Páscoa, no Ginásio Colégio Santo Antônio – promoção da Associação dos Artesãos de Estrela (Estrelart).

Nenhum comentário: