Prefeitura de Estrela - Secretaria de Obras atua em diversas frentes







Secretaria de Obras atua em diversas frentes

Conversamos com o secretário de Obras, Cristiano Nogueira da Rosa, sobre as diversas frentes de trabalho no mês de janeiro de 2017. Foi realizado mutirão de limpeza. Cada bairro recebeu melhorias, informou.

Apesar de alguns servidores de férias, e dificuldades naturais em virtude do início do novo mandato, foi possível realizar um grande trabalho, graças ao empenho dos servidores municipais, que se doaram muito, elogiou.

Foram realizadas roçada manual em 39.390 m², capina mecânica em 130.000 m², de área, em diversos bairros de Estrela. Nogueira afirmou que o mato cresce rápido no verão devido ao clima quente e úmido.

Foram recolhidos 243 cargas de entulhos transportadas para aterro licenciado. O secretário pediu para comunidade observar o dia em que passa o caminhão com equipe para recolhimento dos entulhos, para não ficar jogado atrapalhando os pedestres nas calçadas e ruas do município. Em média feito de 10 em 10 dias.

Da mesma forma foram recolhidos 400 sofás, que foram armazenados na Secretaria de Obras até completar uma carga completa de caminhão que levará o material para destino correto em Capela de Santana. O município paga por tonelada R$ 200, mais o transporte dos sofás velhos. A ideia é terceirizar esta atividade. O recolhimento de sofás ocorre em média a cada 15 dias, de acordo com calendário para cada bairro.

Outros serviços tiveram continuidade. Foi implementado um sistema de vistoria de luminárias à noite. Foram realizados 408 reparos e instaladas sete novas luminárias completas. O principal problema são lâmpadas queimadas.

Foram recuperadas estradas do interior e ruas dos bairros, com 109 cargas de brita e saibro. Prefeitura tem saibreira licenciada, mas paga por cada carga pois a área pertence a proprietário particular que cobra pelo material retirado.


A Secretaria de Obras  trabalha na construção de dois redutores de velocidade e uma travessia elevada em Estrela. Os redutores, mais conhecidos como quebra-molas, estão sendo instalados na Avenida Augusto Frederico Markus, bairro das Indústrias, em frente a Escola Municipal de Ensino Fundamental Leo Joas e na rua João Fell, bairro Pinheiros, nas proximidades da indústria Metalmec. O custo de cada lombada é de R$ 6 mil.

Já a travessia elevada,  na rua Cruzeiro do Sul, também bairro das Indústrias, em frente da Escola Municipal de Educação Infantil Estrelinha. 

Nogueira disse que os redutores de velocidade são aprovados pelo Conselho Municipal de Trânsito de Estrela. Sua construção obedece critérios técnicos que são observados a partir do setor de Engenharia da Prefeitura.



Nenhum comentário: