Estão abertas as inscrições para a 2ª Corrida e Caminhada Só Elas Santuário do Corpo, que ocorre em Estrela


Secretário da SMEL - Júlio Saldanha Pereira
na Rádio Studio com Airton Engster dos Santos
Janeiro de 2016

Estão abertas as inscrições para a 2ª Corrida e Caminhada Só Elas Santuário do Corpo, que ocorre em Estrela no próximo dia 6 de março, numa realização do Governo de Estrela, através da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) e Vale do Esporte. O evento é em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, e em benefício da Liga Feminina de Combate ao Câncer. As largadas acontecerão a partir das 9h15min, com concentração e largada no Parque Princesa do Vale.

As inscrições já estão abertas, devendo ser feitas pela internet, emvaledoesporte.com.br/site/inscricao/evento/id/916. Neste primeiro momento é possível inscrever-se com valores especiais, referentes ao 1º lote. Grupos a partir de 10 integrantes têm direito a descontos especiais e espaço no local do evento (interessados devem fazer contato pelo e-mail francis@valedoesporte.com.br).


A inscrição dá direito a usufruir de toda a estrutura e serviços oferecidos e também ao kit da atleta, contendo camiseta em poliamida, toalha, sabonete líquido especial, chip no número de peito e medalha de participação. O kit poderá ser retirado no sábado, das 9h às 17h, na Loja Prisma (Av. Senador Alberto Pasqualini, 219, Lajeado – RS), ou no dia e local do evento, das 7h às 8h30min.

Para a corrida as atletas poderão optar pelas distâncias de 3 km ou 5 km, enquanto a caminhada e o Kangoo Jumps terão distância única de 3 km. A corrida será dividida nas seguintes faixas etárias: 16 a 19 anos, 20 a 24 anos, 25 a 29 anos, 30 a 34 anos, 35 a 39 anos, 40 a 44 anos, 45 a 49 anos, 50 a 54 anos, 55 a 59 anos e 60 anos ou mais.
As cinco primeiras colocadas na corrida, no geral (3 km e 5 km), receberão troféus e brincos da Pura Graça Acessórios Finos. As cinco primeiras na categoria Kangoo Jumps receberão troféus, brincos da Pura Graça Acessórios Finos e também regatas, oferecidas pela equipe Kangoo Top Team. Já as cinco primeiras colocadas nas faixas etárias da corrida receberão medalha especial. Todas as participantes, incluindo as da caminhada, receberão medalhas de participação. Haverá também troféus para as maiores equipes na corrida e no Kangoo Jumps, além de troféu para a participante de maior idade.

A 2ª Corrida e Caminhada Só Elas/Santuário do Corpo tem patrocínio é da Clínica Estética Santuário do Corpo, Lojas Prisma, Pura Graça Acessórios Finos e Restaurante e Panificadora Bruxel. Conta ainda com o apoio de Muscle, Rádio Tropical FM, Di Hellen Cosméticos, STR, Floricultura Quatro Estações, Água do Campo, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Lajecópias e Equipe Kangoo Top Team.

COLUNA DO LUCA – 28.01.16 Luiz Carlos Freitag


COLUNA DO LUCA – 28.01.16
Luiz Carlos Freitag 

O Secretário da Administração e Recursos Humanos Henrique Lagemann liberou: Agora, na Rua 13 de Maio logo atrás da prefeitura, funciona (onde antigamente era a Telefônica Municipal) o Procon, Central de Carteiras de Identidade, Aspume e Funprev. Estas duas, integradas. E tem mais dois espaços no local. E uma recepcionista, logo na entrada, facilita tudo para quem for até o local. Realmente as coisas estão ficando bem mais fáceis para colocar tudo em dia.

CHUCRUTE I - O mês de maio está chegando e além do Aniversário de Estrela, estão sendo projetadas as comemorações do Festival do Chucrute (foto). Eu e muita gente já está de olho nos ingressos para participar pelo menos em um dos bailes, vale a pena eles estão a cada ano mais folclóricos e mais animados. A cultura alemã sem dúvida é um grande destaque em Estrela. E Andreas Hamester, instrutor dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs está preparando tudo para o início dos ensaios, o que deve ocorrer no final de fevereiro. E sem dúvida até na Alemanha nossos Grupos são destaque, é só conferir o número de apresentações que nossos dançarinos já fez na Europa.

CHCRUTE II - No que se refere aos pratos alemães que são servidos durante os dois Bailes do Chucrute, seu sabor está cada vez mais qualificado. Pudera, agora quem está fornecendo todo o material que enche nossos pratos é a Cooperativa Languiru, que sem dúvida é a entidade que tem a melhor qualidade em todos os produtos que fabrica.

A Agência Nacional Oceânica e Atmosférica Americana anunciou que 2016 bateu 2014 em calor, sendo o ano mais quente desde 1880. Já teve 0,9º acima da média do século 20. E parece que devemos nos preparar para o inverno deste ano, que deve começar mais cedo e ser o mais frio dos últimos tempos. Cruzes! Onde vamos parar?

O recém empossado Presidente da Câmara de Vereadores de Estrela, Adriano Scheeren (PSB) alterou o horário no atendimento no Legislativo, durante o mês de janeiro. Tivemos turno único das 8h até as 14h de segunda a sexta-feira porque além dos vereadores, também estão de férias funcionários do Legislativo. A primeira Sessão Ordinária do ano será dia primeiro de fevereiro, ou seja, segunda-feira tudo retorna.

FRASE DA SEMANA: “Quando será que vai iniciar o verão de verdade este ano?” (Filósofo muito suado no Salão do Hermes e do Leonardo). 

Coluna Sem Pulo 870 - Folha Popular - Rudimar Thomas



Vereadora Lorena Hauschild falou na Rádio Studio FM 98.3



Redação Studio - com participação da vereadora Lorena Hauschild. Falou sobre o recesso da Câmara no mês de janeiro e da nova mesa diretora do legislativo.

Disse que está procupada com o lixo e possíveis doenças transmissiveis em virtude da falta de cuidado por parte de alguns cidadãos.

Comentou sobre a 10ª edição do Multi Mulher; retorno das atividades da Liga Feminina de Combate ao Câncer e da AME - Associação das Mulheres Estrelenses.


Comemorou a nova edição da Expowink que ocorre em 2016.

Parabenizou os 50 Anos do Jornal Nova Geração NG...

Rádio Studio FM 98.3 - com participação do Assessor Parlamentar Fabiano Diehl.



Redação - Rádio Studio FM 98.3 - com participação do Assessor Parlamentar Fabiano Diehl... Na pauta diversos problemas que preocupam a população de Estrela e Vale do Taquari.

Fabiano mostrou contrariedade com relação a paralização das obras de duplicação da BR 386, trecho Bom Retiro do Sul - Estrela.

Também disse estar indignado com a situação da RS 129 que teve parecer desfavorável para municipalização por parte do DAER. Segundo Fabiano Diehl a população de Arroio do Ouro não pode ser prejudicada

Afirmou que o deputado Estadual Mauricio Dziedricki e Federal Luiz Carlos Busato estão atentos e atuando para reversão da situação.

Rádio Radio Studio FM 98.3 - participação do comunicador Carlos Garcia...Na pauta a Campanha do Material Escolar realizada durante o Bom Dia Cidade

Estrela-RS - 28 de janeiro de 2016


Redação - Rádio Radio Studio FM 98.3 - participação do comunicador Carlos Garcia...Na pauta a Campanha do Material Escolar realizada durante o Bom Dia Cidade...
Ajude o Garcia - “Doação de materiais escolares para estudantes carentes”, onde os alunos terão a oportunidade de doar o que já não tem utilidade a eles, por exemplo; lápis de cor, apontador, borracha, lápis, caneta, caderno, livros literários, etc.
Doar é um princípio básico do ser humano na sua constante evolução. Seguindo esta linha nosso colega valoriza esses pequenos atos de generosidade. Ligue (51)3720-2096...

Rádio Studio FM 98.3 - com participação da Coordenadora da Vigilância em Saúde de Estrela - Carmem Hentschke e da profissional da Vigilância Sanitária - Fernanda de Lima Santana

Estrela-RS 29 de janeiro de 2016



Redação - Rádio Studio FM 98.3 - com participação da Coordenadora da Vigilância em Saúde de Estrela - Carmem Hentschke e da profissional da Vigilância Sanitária - Fernanda de Lima Santana. Na pauta o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Você já deve ter ouvido falar que o Aedes aegypti é um mosquito com hábitos oportunistas. Por qual razão? É um mosquito doméstico, que vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas ou igrejas, por exemplo. Tem hábitos preferencialmente diurnos e alimenta-se de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. Mas ele também pode picar à noite? Sim. Ele não deixa a oportunidade passar.

Por ser um mosquito que vive perto do homem, sua presença é mais comum em áreas urbanas e a infestação é mais intensa em regiões com alta densidade populacional - principalmente, em espaços urbanos com ocupação desordenada, onde as fêmeas têm mais oportunidades para alimentação e dispõem de mais criadouros para desovar. A infestação do mosquito é sempre mais intensa no verão, em função da elevação da temperatura e da intensificação de chuvas – fatores que propiciam a eclosão de ovos do mosquito. Para evitar esta situação, é preciso adotar medidas permanentes para o controle do vetor, durante todo o ano, a partir de ações preventivas de eliminação de focos do vetor. Como o mosquito tem hábitos domésticos, essa ação depende sobretudo do empenho da população.

Principais criadouros
Pesquisas realizadas em campo indicam que os grandes reservatórios, como caixas d’água, galões e tonéis (muito utilizados para armazenagem de água para uso doméstico em locais dotados de infraestrutura urbana precária), são os criadouros que mais produzem A. aegypti e, portanto, os mais perigosos. Isso não significa que a população possa descuidar da atenção a pequenos reservatórios, como vasos de plantas, calhas entupidas, garrafas, lixo a céu aberto, bandejas de ar-condicionado, poço de elevador, entre outros. O alerta é para que os cuidados com os reservatórios de maior porte sejam redobrados, pois é neles que o mosquito seguramente encontra melhores condições para se desenvolver de ovo a adulto. Em alguns bairros suburbanos do Estado do Rio de Janeiro, estes grandes criadouros produzem quase 70% do total de mosquitos adultos.

Ciclo de vida
Saiba quais são os fatores que afetam o ciclo de vida do vetor e do que ele se alimenta

Do ovo à forma adulta, o ciclo de vida do A. aegypti varia de acordo com a temperatura, disponibilidade de alimentos e quantidade de larvas existentes no mesmo criadouro, uma vez que a competição de larvas por alimento (em um mesmo criadouro com pouca água) consiste em um obstáculo ao amadurecimento do inseto para a fase adulta. Em condições ambientais favoráveis, após a eclosão do ovo, o desenvolvimento do mosquito até a forma adulta pode levar um período de 10 dias. Por isso, a eliminação de criadouros deve ser realizada pelo menos uma vez por semana: assim, o ciclo de vida do mosquito será interrompido.

Os maiores índices de infestação pelo A. aegypti são registrados em bairros com alta densidade populacional e baixa cobertura vegetal, onde o mosquito encontra alvos para alimentação mais facilmente. Outro fator importante é a falta de infraestrutura de algumas localidades. Sem fornecimento regular de água, os moradores precisam armazenar o suprimento em grandes recipientes, que na maioria das vezes não recebem os cuidados necessários e, por não serem completamente vedados, acabam tornando-se focos do mosquito.

Alimentação
Machos e fêmeas do Aedes aegypti alimentam-se de substâncias açucaradas, como néctar e seiva. Somente a fêmea pica o homem para sugar sangue (hematofagia), alimento necessário à maturação dos ovos. Geralmente, a hematofagia é mais voraz a partir do segundo ou terceiro dia depois da emergência da pupa e da cópula com o macho.

Reprodução e desova
Entenda o ciclo reprodutivo do mosquito transmissor do vírus da dengue

O acasalamento do Aedes aegypti se dá dentro ou ao redor das habitações, geralmente nos primeiros dias depois que o mosquito chega à fase adulta. É preciso somente uma cópula para a reprodução ser concretizada, pois a fêmea guarda o esperma na espermateca. Após a cópula, as fêmeas precisam realizar a hematofogia (alimentação com sangue) importante para o desenvolvimento completo dos ovos e sua maturação nos ovários Normalmente, as fêmeas do Aedes aegypti encontram-se aptas para a postura de ovos três dias após a ingestão de sangue, passando então a procurar local para desovar.

A desova acontece, preferencialmente, em criadouros com água limpa e parada. Os ovos são depositados nas paredes do criadouro, bem próximo à superfície da água, porém não diretamente sobre o líquido. Daí a importância de lavar, com escova ou palha de aço, as paredes dos recipientes que não podem ser eliminados, onde o ovo pode permanecer grudado.

Ovos
Uma fêmea pode dar origem a 1.500 mosquitos durante a sua vida. Os ovos são distribuídos por diversos criadouros – estratégia que garante a dispersão e preservação da espécie. Se a fêmea estiver infectada pelo vírus da dengue quando realizar a postura de ovos, há a possibilidade de as larvas filhas já nascerem com o vírus, no processo chamado de transmissão vertical.

Inicialmente, os ovos possuem cor branca e, com o passar do tempo, escurecem devido ao contato com o oxigênio. O ovo do A. aegypti mede aproximadamente 0,4 mm de comprimento e é difícil de ser observado.

Os ovos adquirem resistência ao ressecamento muito rapidamente, em apenas 15h após a postura. A partir de então, podem resistir a longos períodos de dessecação – até 450 dias, segundo estudos. Esta resistência é uma grande vantagem para o mosquito, pois permite que os ovos sobrevivam por muitos meses em ambientes secos, até que o próximo período chuvoso e quente propicie a eclosão.

Em condições favoráveis de umidade e temperatura, o desenvolvimento do embrião do mosquito é concluído em 48 horas. A resistência à dessecação permite também que os ovos sejam transportados a grandes distâncias, em recipientes secos. Esse aspecto importante do ciclo de vida do mosquito demonstra a necessidade do combate continuado aos criadouros, em todas as estações do ano.

Rádio Studio Fm 98.3 - com participação do Secretário da Smel - Julio Saldanha Pereira... Na pauta as promoções da SMEL...

Estrela-RS - 27 de janeiro de 2016



Redação - Rádio Studio Fm 98.3 - com participação do Secretário da Smel - Julio Saldanha Pereira... Na pauta as promoções da SMEL...

O Desafio da Canoagem, promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) de Estrela, no último sábado (23.01), reuniu mais de 25 duplas em mais uma modalidade em disputa no projeto Viva Verão. O forte calor exigiu força e preparo dos participantes, que cumpriram trajetos de dois ou quatro quilômetros pelo Rio Taquari.

Uma galera animada e cheia de disposição mostrou, na noite desta segunda-feira (25.01), que sempre há tempo para a prática de atividades físicas. Quatro equipes – dos grupos do Vida Saudável de Linha Wink e dos bairros das Indústrias e Boa União, de Estrela, e do Cras de Poço das Antas – disputaram a modalidade de beach câmbio do projeto Viva Verão, da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) de Estrela. As partidas foram realizadas no Parque Princesa do Vale e ao final dos jogos, o grupo do Bairro das Indústrias sagrou-se campeão. Em 2º lugar ficou a equipe de Poço das Antas; em 3º a de Linha Wink e em 4º lugar a do Bairro Boa União.

Uma das modalidades esportivas em disputa no projeto Viva Verão, promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) de Estrela, o futevôlei já tem os campeões da modalidade. As finais foram disputadas na segunda-feira (25.01), no Parque Princesa do Vale. Na final, Fernando e Carlos conquistaram o 1º lugar ao vencerem Adriano e Evandro, que ficaram em 2º, por 21 a 19. Em 3º ficou a dupla Tiago e Henrique e em 4º lugar, Jé (Alexandre) e Marcelo.

Nesta quarta-feira (27.01) começa o vôlei de duplas masculino, que tem a participação de 12 duplas, divididas em três chaves. Os jogos desta quarta, todos pela chave A, começam às 19h30min, no Princesa do Vale. Os confrontos serão entre Douglas e Diego X Luciano e Fernando; Joel e Vinícius X Valdir e Darlan; Douglas e Diego X Joel e Vinícius; Valdir e Darlan X Luciano e Fernando; Valdir e Darlan X Douglas e Diego e Luciano e Fernando X Joel e Vinícius.

Rádio Studio FM 98.3 - participação da interprete Nicia Rodrigues e do radialista e músico Jó Balensifer

Estrela-RS - 26 de janeiro de 2016



Redação - Rádio Studio FM 98.3 - participação da interprete Nicia Rodrigues e do radialista e músico Jó Balensifer. Na pauta a nova dupla que lança trabalho conjunto no Vale do Taquari.
Ambos são comunicadores da Rádio Studio - Nicia inicia o programa Espaço Mulher, na próxima terça-feira das 14h às 16h. Jô apresenta programa diário das 17H às 19h.

Rádio Studio FM 98.3 - Com presença de Doga Daroit da Secultur Estrela e do Escritor Rafael Klabunde

Estrela-RS - 26 de janeiro de 2016



Redação - Rádio Studio FM 98.3 - Com presença de Doga Daroit da Secultur Estrela e do Escritor Rafael Klabunde... Na pauuta o lançamento do Livro “Ascensão Espiritual” – Um Relato de Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal, realizado (domingo 24) nas dependências da Casa de Cultura de Estrela. 

O público presente pode prestigiar de perto todo o relato de inspiração, criação e produção da obra, Após a apresentação do livro, feita pelo autor, o público teve a oportunidade de fazer perguntas ao autor e expor seus pensamentos e ideias sobre o assunto. 

A Secultur de Estrela agradece ao público, a editora Casa das letras e principalmente ao escritor Rafael Klabunde pela oportunidade, confiança e parceria em mais um belo lançamento literário. 

O livro pode ser adquirido pelos contatos no Facebook: Rafael Klabunde e Editora Casa das Letras.

Programa Bom Dia Cidade do Comunicador Carlos Garcia - Campanha do Material Escolar na Rádio Studio FM 98.3

Estrela-RS - 27 de janeiro de 2016

Campanha do Material Escolar - Programa Bom Dia Cidade do Comunicador Carlos Garcia - Na foto doação feita pela Sofia...

Município de Estrela-RS mobiliza comunidade: todos contra a dengue


Estrela mobiliza comunidade: todos contra a dengue

Grupo formado por voluntários volta a se reunir dia 4 de fevereiro para iniciar elaboração de plano municipal

Mais de 200 pessoas, representando entidades e comunidades da área urbana e rural de Estrela, participaram nesta tarde (27.01), no Estrela Palace Hotel, de encontro promovido pela Secretaria da Saúde de Estrela para contribuir na construção do Plano Municipal de Enfrentamento ao Aedes Aegypti – “Todos contra o mosquito da dengue”. Na ocasião foi formada uma comissão de voluntários, junto com a prefeitura, que a partir de 4 de fevereiro começam a elaborar um plano permanente de ações de combate ao transmissor. “Este é o momento de dividirmos responsabilidades”, frisou o secretário Elmar Schneider na abertura do encontro ao lembrar que o combate ao mosquito não é apenas uma tarefa do poder público, mas precisa contar com a colaboração de todos os cidadãos.

Durante a programação houve palestras da bióloga Carolina Brandt Gualdi e da médica veterinária Flávia Pereira Bavaresco, da Vigilância Ambiental em Saúde da 16ª Coordenadoria Regional da Saúde. Na região da 16ª CRS, segundo elas, nenhum dos 37 municípios está infectado, mas no Estado há 176 nesta situação, ou seja, onde foi verificada a presença do vetor. Neste sentido, conforme as técnicas, o Vale ainda está numa situação de trabalhar e reforçar a prevenção. Elas apresentaram ainda números da dengue, as outras doenças provocadas pelo aedes aegypti – como a febre chicungunya e zika - e a necessidade de eliminar os criadouros.

Ações da Saúde
Já a assessora técnica da Secretaria Municipal da Saúde, enfermeira Débora Martins, e a coordenadora da Vigilância em Saúde, enfermeira Carmen Hentschke, apresentaram as ações da pasta no combate aos aedes. Vários setores trabalham articulados – Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Saúde do Trabalhador e Vigilância Ambiental - este último no controle de endemias, hoje principalmente para evitar a dengue. O município possui 55 armadilhas para o controle do mosquito e faz vistorias estratégicas a cada 15 dias em 47 locais, entre os quais cemitérios, depósitos de ferro velho, lojas de material de construção com estoque ao ar livre, eliminando os focos de água parada que podem contribuir para o aparecimento do mosquito. Foi feita ainda ação no Bairro Oriental, com visitas de casa em casa, distribuição de folhetos com orientações à população e reuniões com as demais secretarias para traçar ações conjuntas. 

A abertura do encontro contou com a presença do prefeito em exercício Valmor Griebeler; do coordenador adjunto da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, Ramon Tiago Zuchetti e do presidente da Câmara de Estrela, Adriano Scheeren. Todos destacaram, em suas manifestações, a importância da participação de todos, poder público e cidadãos, no combate ao mosquito para prevenir o aparecimento das doenças provocadas por ele.
























Desafio da Canoagem, promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) de Estrela, reuniu mais de 25 duplas em mais uma modalidade em disputa no projeto Viva Verão.


O Desafio da Canoagem, promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) de Estrela, no último sábado (23.01), reuniu mais de 25 duplas em mais uma modalidade em disputa no projeto Viva Verão. O forte calor exigiu força e preparo dos participantes, que cumpriram trajetos de dois ou quatro quilômetros pelo Rio Taquari. 

A largada ocorreu junto ao Parque da Lagoa e os remadores precisavam chegar até uma bóia, a um quilômetro, retornando para cumprir o trajeto – de dois ou quatro quilômetros – conforme a categoria. Numa demonstração de que o evento vem se firmando a cada edição, promovendo o crescimento da canoagem no município, o desafio deste ano contou com competidores de várias cidades do Estado. Além de Estrela, participaram remadores de Lajeado, Canoas, Encantado, Nova Petrópolis, Gravataí, Porto Alegre e Santa Cruz do Sul.

Vencedores
Na categoria duplas masculinas Pró A - 4 km (soma de idades até 70 anos) os vencedores foram Dimas Sulzbach e Márcio Kayser (Aeca Sênior/Estrela). Em 2º lugar chegaram Tiago Heller e Edgar Santos (Os Iluminates/Estrela) e em 3º Eduardo Deconto e João Vargas (Black Aipim/Lajeado). Na Pró B (soma de idade de 71 anos ou mais) os vencedores foram Sílvio Zonato e Matheus Trapp, do Refúgio Explorer/Titãs, de Encantado/Lajeado.

Na categoria duplas femininas Pró A - 4 km (soma de idades até 70 anos) participaram Fernanda Sippel e Vanderléia Silva (SS Aventura/Lajeado). Na categoria duplas mistas Pró B - 4 km, Luciane e José Rhod, da Academia Corpus/Estrela, chegaram em primeiro lugar. Em 2º ficou a dupla Martina Hoklik e Marcos Friedrich (Adrediem/Nova Petrópolis) e em 3° Daiana Pizzutti e Fabiano Diedrich (Run4life/Canoas).

Na categoria duplas masculinas Esporte A - 2 km (soma de idades até 70 anos) os vencedores foram Daniel Saraiva e David Correia (Aeca Menor/Estrela), ficando em 2º José Pereira e Luís Zanettin (Aeca 1/Estrela) e em 3º Eduardo Webers e João Marques (Aeca Cadete/Estrela). No Esporte B (71 anos ou mais) os vencedores foram José Reis e Valdair Bueno, de Lajeado.

Na categoria duplas femininas Esporte B - 2 km (70 anos ou mais) a dupla Daniela Silva e Maristela Feltes (Academia Corpus 2/Estrela) foi a vencedora. Na categoria de duplas mistas Esporte A - 2 km (até 70 anos) o 1º lugar ficou com Jenifer e Vitor Leonhart , de Estrela; em 2º ficou a dupla Gabriela Stein e Geovani Petter (Jaca Fitness/Estrela) e em 3º Clarisse Batista e Rogério Borges (Big Hair/Porto Alegre). Na Esporte B (71 anos ou mais) em primeiro chegaram Denise Fischborn e Albino Kuhn (A Nata do Caquedo/Santa Cruz do Sul); em 2º Chirlei Losekann e Wagner Luceno (My Way Cia de Danças/Estrela) e em 3º Milene Souza e Cristiano Pereira (AC Fitness/Gravataí). 

Todos os competidores receberam medalhas de participação e os três primeiros de cada categoria ganharam troféus, entregues logo após o encerramento da prova.

COLUNA DO LUCA – 21.01.16 Luiz Carlos Freitag


COLUNA DO LUCA – 21.01.16
Luiz Carlos Freitag 

O deputado federal Daniel Coelho (PSDB-PE) entrou com Projeto de Lei, limitando os juros dos cheques especiais. Hoje este juro pode chegar a 500% ao ano mas com este Projeto de Lei o limite ficará em 28%. Tomara.

Está pronta - A Rua João Fell que liga o Bairro Pinheiros à BR 396 agora está asfaltada, faltando apenas a pintura, que a Conpasul deve fazer quando o tempo se firmar. Agora está fazendo calçada lateral. Na foto, dá prá ver no final, parte da Fábrica de Rações da Cooperativa Languiru, nas margens da BR 386. O Prefeito Rafael Mallmann está negociando uma rótula de acesso junto a Rota do Sol e o acesso à BR 386 depende da conclusão da obra de duplicação da Rodovia. Mas sem dúvida vai tirar muito veículo, principalmente caminhões, do Bairro Boa União.

Parece que a coisa vai dar certo mesmo: Em fevereiro a empresa Suíça que esteve aqui, vai colocar o Porto de Estrela novamente em funcionamento. Um dos problemas parece é conseguir navios, mas os trens também estarão sendo usados. Voltaremos a ser o centro do transporte. Parabéns ao trabalho de Cristiano Nogueira da Rosa, Diretor de Hidrovias do Estado.

FRASE DA SEMANA: “Estão faltando mais de 15.000 policiais na Brigada Militar, está na hora de contratar aprovados no concurso” (Filósofo preocupado no Salão do Hermes e do Leonardo). 

Coluna Túnel do Tempo 459 - Rudimar Thomas - Folha Popular



Rádio Studiuo FM 98.3 - Recebemos a visita do Editor da Revista "O Bairro Hunsrück" - Eduardo Kalt Iglesias Albuquerque Chaves da cidade de Lajeado-RS


Airton Engster dos Santos e Eduardo Kalt Iglesias Albuquerque Chaves
Estrela-RS - 25 de janeiro de 2016

Pierre Lawall e Eduardo Kalt Iglesias Albuquerque Chaves


Redação - Rádio Studiuo FM 98.3 - Recebemos a visita do Editor da Revista "O Bairro Hunsrück" - Eduardo Kalt Iglesias Albuquerque Chaves da cidade de Lajeado-RS. A revista é especializada em matérias históricas de fatos e acontecimentos do Vale do Taquari a partir da Imigração Alemã para o Rio Grande do Sul.
Eduardo Kalt Iglesias é professor de História e realiza trabalho relevante para preservação da nossa identidade cultural... Parabéns...