Notícias de Colinas RS - dezembro de 2016

Colinas RS - dezembro de 2016

Agentes de saúde recebem tablets para atendimentos domiciliares

Na sexta-feira, dia 2 de dezembro, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, entregou tablets às seis agentes comunitárias de saúde do município. A distribuição ocorreu no gabinete da prefeitura e contou com a presença do vice-prefeito Ademar Rieger. A utilização dos novos equipamentos facilitará a coleta de dados e o registro dos cidadãos usuários do sistema de saúde municipal, o que trará mais qualidade e agilidade no atendimento.

Algumas vantagens são a eliminação das fichas de cadastro das famílias, a eliminação do processo auxiliar de digitação do cadastro (CDS), redução no armazenamento de fichas de papel dentro da UBS, aumento nas velocidade de compartilhamento de informações com o restante da equipe, redução no tempo de cadastramento e atualização dos cadastros da população no território.

Por meio do tablet, será criada uma comunicação entre agente de saúde, população e secretaria, o que tornará o serviço mais ágil. O novo sistema também permite uma prestação de contas automática do trabalho que os agentes de saúde desenvolvem. Foram investidos aproximadamente R$ 4 mil na aquisição dos equipamentos, através de recursos oriundos dos cofres públicos municipais.


Colinas promove Encontro Municipal da Terceira Idade 

A Administração Municipal de Colinas realiza mais um Encontro Municipal da Terceira Idade. O evento ocorre dia 14 de dezembro, no Centro Comunitário de Colinas. O roteiro do transporte será como de costume, com saída às 13h, passando por todas as localidades. 

As atividades iniciam às 14h com diversas apresentações artísticas e mensagem das autoridades presentes. A programação ainda inclui entrega das faixas ao rei e rainha de cada localidade, homenagem aos aniversariantes, Feira de Artesanato, músicas e atividades de integração, chá da tarde com chegada do Papai Noel. 

Concurso incentiva a ornamentação natalina

A Administração Municipal de Colinas, através da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto está realizando mais uma edição do concurso “Melhor Ornamentação Natalina: Natal Luz e Vida”. A atividade tem como objetivo incentivar a decoração natalina durante as festividades de fim de ano. Todas as residências, lojas, comércio em geral e as entidades do município que tiverem alguma ornamentação natalina estarão automaticamente inscritas no concurso. A divulgação dos vencedores será feita no dia 21 de dezembro.

Nas residências, a ornamentação pode ser instalada na fachada ou nos jardins ou pátios. Nas lojas, pode estar na fachada, vitrine ou no interior. Nos edifícios e nas entidades, poderá ser instalada na fachada e/ou jardim. A decoração deverá conter obrigatoriamente luzes ou motivos natalinos. Os adereços deverão estar instalados até o dia 12, pois desta data até 20 de dezembro os participantes serão avaliados.

Entre os critérios, criatividade e iluminação. No primeiro quesito será levada em conta a originalidade dos materiais utilizados, montagem de um presépio e o realce da ornamentação, tanto diurna como noturna. Na categoria iluminação, será considerada a riqueza decorativa das luzes, independente da quantidade. Os vencedores serão agraciados com um troféu. Serão premiados o 1° e 2º lugar em cada categoria.

Premiação:

Os vencedores serão agraciados com um troféu, conforme as seguintes categorias:

1º Lugar: Categoria Melhor Iluminação para o comércio/entidades (lojas, restaurantes, bares, supermercados, Igrejas, Clubes);

2º Lugar: Categoria Melhor Iluminação para o comércio/entidades (lojas, restaurantes, bares, supermercados, Igrejas, Clubes);

1º Lugar – Categoria Melhor Criatividade para o comércio/entidades (lojas, restaurantes, bares, supermercados, Igrejas, Clubes);

2º Lugar – Categoria Melhor Criatividade para o comércio/entidades (lojas, restaurantes, bares, supermercados, Igrejas, Clubes);

1º Lugar – Categoria Melhor Iluminação para as residências;

2º Lugar – Categoria Melhor Iluminação para as residências;

1º Lugar – Categoria Melhor Criatividade para as residências;

2º Lugar – Categoria Melhor Criatividade para as residências.

Fotos: Divulgação e Fabrício Fiel/Fiel Produções

Coral Municipal participa de encontro em Estrela

O Coral Municipal de Colinas, que tem como objetivo preservar e divulgar a cultura do canto coral, participou neste último domingo, dia 4 de dezembro, do II Encontro de Corais, promovido pelo Coral Fiori Dei Piani de Estrela. 

O evento aconteceu na Igreja Matriz de Estrela. A apresentação teve início às 10h e culminou com almoço típico italiano, na Sociedade Italiana Fiori Dei Piani. 

EMEI Pequeno Mundo promove Festa de Natal

No dia 15 de dezembro será realizada a Festa de Natal da Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Mundo. A programação inicia às 20h, no Centro Comunitário Colinas. Entre as atividades, apresentação natalina, onde todas as crianças que frequentam o educandário participarão.

A festa ainda terá brinquedos infláveis, chegada do Papai Noel com entrega de presentes e confraternização. O intuito é celebrar o espírito natalino e promover momentos de integração e socialização entre a comunidade, pais, família e escola.

Bandejas com doces e salgados estão sendo comercializadas para a noite. Para mais informações, os interessados poderão entrar em contato com a Secretaria da Escola, pelo telefone 3760-1345.

Natal Luz e Vida promete encantar a comunidade no domingo

O município de Colinas realiza no próximo domingo, dia 11 de dezembro, o tradicional espetáculo Natal Luz e Vida. A apresentação está sob coordenação da Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. No evento, se integram as entidades do município, músicos, artistas, cantores locais e amadores, desde crianças até a terceira idade. A encenação está programada para ocorrer a partir das 20h, no Ginásio Municipal, com entrada franca. A encenação terá duração de duas horas e envolverá em torno de 180 artistas.

A abertura contará com apresentação do grupo instrumental – alunos das oficinas de música juntamente com seus professores -, grupo de danças da 3ª idade, patinação, Grupo de Danças Morgenstern (várias categorias) e do Grande Coral, quando os corais do município cantam juntos. Em seguida, o prefeito Irineu Horst deixa sua mensagem e, após, a noite segue com a encenação do presépio, intercalada com músicas e diversas atrações. Para encerrar, a tradicional chegada do Papai Noel. Haverá transporte com saída às 19h. O roteiro será como de costume, passando por todas as localidades.

A programação natalina em Colinas segue com o Encontro Municipal da Terceira Idade dia 14. No dia seguinte, 15 de dezembro, Festa de Natal Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Mundo, apresentação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga, dia 21, além de diversas programações durante o último mês do ano.

Saúde bucal é tema do Grupo de Gestantes

Mamães participaram na manhã de 02 de dezembro do último encontro do Grupo de Gestantes do ano. A atividade foi realizada no auditório da Unidade Básica de Saúde e reuniu seis futuras mamães. Entre os assuntos na pauta, doenças bucais mais comuns, cuidados com a gengiva da criança, primeiros dentes e dente de leite. Os assuntos foram ministrados pela cirurgiã dentista Ivana Kolling. A programação contou com a presença de agentes comunitárias de saúde.

Os encontros têm como objetivo compartilhar experiências e transformar o momento em uma oportunidade para esclarecimento de dúvidas e solução de angústias e medos, sentimentos comuns nesta fase.

Últimos dias para matrículas e rematrículas dos educandários municipais

Encerra dia 15 de novembro o período para matrículas e rematrículas para 2017 dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga e da Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Mundo. Elas podem ser feitas nas escolas, nos turnos manhã e tarde, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, até o dia 15 de dezembro.

Para rematrícula na Ipiranga é necessário estar munido de carteirinha vacinação atualizada, identidade do aluno e comprovante de residência. Para os alunos novos, é necessário registro de nascimento, carteirinha de vacinação e do SUS, identidade do responsável legal, identidade do aluno, se tiver, e comprovante de residência.

Na EMEI Pequeno Mundo os documentos solicitados para a matrícula são certidão de nascimento, carteirinha de vacinação. Para a rematrícula, carteirinha de vacinação e telefones atualizados.

Transporte escolar 2017

Aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga e na Escola Estadual de Ensino Médio de Colinas que necessitam de transporte escolar, a atualização do cadastro e autorização para o transporte escolar serão feitas automaticamente e enviados com os alunos no primeiro dia de aula para serem assinados pelos senhores pais ou responsáveis. Não será necessário passar na secretaria de educação para fazer o cadastro, uma vez que os dados de todos os alunos já estão inseridos no sistema. Os alunos novos poderão deixar os dados nas escolas quando efetuarem as matrículas e também receberão a autorização no primeiro dia de aula. As aulas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga e na Escola Estadual de Ensino Médio de Colinas iniciarão no dia 20 de fevereiro de 2017. 

Nenhum comentário: