Governo de Estrela cede prédio para 16ª Coordenadoria de Saúde


Governo de Estrela cede prédio para 16ª Coordenadoria de Saúde

O Vale do Taquari continua mobilizado para manter a sede da 16ª Coordenadoria Regional da Saúde na região. Na manhã desta quarta-feira (21.12), na sede da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), em Estrela, lideranças e um grupo de servidores do órgão se reuniram para discutir a situação, uma vez que o INSS solicitou o prédio onde funciona a coordenadoria, em Lajeado. Na ocasião o prefeito de Estrela, Rafael Mallmann, entregou aos servidores cópia da lei que autoriza a cedência de parte do prédio da antiga Polar para sediar a CRS. “Estamos nos colocando à disposição para manter a 16ª (CRS) no Vale”, afirmou. O espaço destinado pelo município localiza-se na Rua Pinheiro Machado, onde está instalada a Secretaria de Educação, e possui 1.664 metros quadrados. 

Este movimento teve início em agosto, quando a Amvat realizou uma assembleia ampliada, reunindo diversos segmentos da região, para defender a permanência da 16ª CRS, depois de tornar-se público estudo da Secretaria de Planejamento referente ao redimensionamento das Coordenadorias Regionais de Saúde. Pela proposta, a 16ª seria incorporada à de Santa Cruz do Sul. Depois disto houve ainda audiência na Casa Civil, em Porto Alegre, quando o Governo do Estado garantiu que não haveria alterações na estrutura. O Estado, no entanto, não se manifestou a respeito da proposta da transferência para Estrela, o que aumenta a preocupação de que a 16ª CRS venha a deixar a região.

O presidente da Amvat, prefeito Sérgio Marasca, enfatizou que o objetivo maior é manter o órgão no Vale do Taquari, independente do município que venha a sediá-lo, Lajeado, Estrela ou outro. “Isto tem que ficar claro”, enfatizou. Para Marasca, abrir mão da Coordenadoria de Saúde seria um retrocesso para a região. No início de janeiro os servidores vão solicitar um encontro com o prefeito eleito de Lajeado, Marcelo Caumo, para saber da sua posição sobre o caso. O prefeito de Estrela, Rafael Mallmann, frisou que sua proposta visa, acima de tudo, manter a Coordenadoria na região, independente de município. A reunião desta quarta-feira contou com a presença de representantes da Amvat, da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat), do Consórcio Intermunicipal de Saúde, de servidores da coordenadoria e do prefeito de Estrela. 

Nenhum comentário: