CIPA da Prefeitura de Estrela - Campanha contra a Dengue


Estrela-RS - dez de 2016

O verão é um período crítico para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Por isso, a Secretaria de Saúde de Estrela quer que a população amplie a prevenção de modo a agir para evitar a presença do mosquito no município. 

A enfermeira Carmen Henstchke, da Vigilância em Saúde, disse para os membros da CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Prefeitura de Estrela, que cemitérios, borracharias, ferros velhos, devem ser cuidados para não ter acúmulo de água. As piscinas devem receber tratamento para não servirem de criatórios. 

Em Estrela, há 55 armadilhas – pneus cortados ao meio – para monitorar o aparecimento do mosquito. Elas foram colocadas no Centro e nos 13 bairros. Os agentes de campo monitoram-nas e as larvas são encaminhadas para o laboratório do Estado. 

Ela frisa que apesar da Vigilância Epidemiológica , a conscientização deve partir dos próprios moradores. 

O empenho solicitado à comunidade para fortalecer a prevenção é a única arma contra a doença e é muito importante enquanto ainda não há a circulação do mosquito Aedes aegypti no município. 

Faça sua parte – O mosquito da dengue usa a água parada e limpa para se reproduzir. Ele gosta da água da chuva que se acumula em algum recipiente. A população deve fechar tonéis, latões, sacos de lixo e desentupir calhas e ralos.

Nenhum comentário: