Borrachudo preocupa COMDEMA de Estrela







Borrachudo preocupa COMDEMA

Na reunião ordinária do mês de dezembro, do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Estrela, a proliferação do borrachudo foi destacada por conselheiros e convidados. O borrachudo, aquele mosquitinho famoso por sua picada dolorida.

O biólogo Gaspar Luiz da Silveira Franco da Secretaria do Meio Ambiente de Estrela disse que existem 2.177 espécies de simulídeos. O problema tem se intensificado em virtude da alta carga orgânica nas águas dos córregos, lagoas e arroios. O inseto gosta de água quente, limpa e corrente.

Segundo Gaspar as fêmeas buscam sangue humano para amadurecer os ovos motivo pelo qual picam as pessoas

O biólogo falou sobre meios de prevenção: observar córregos das propriedades, aplicação de BTI para controle biológico, prevenir despejo de matéria orgânica nas águas e replantar a mata ciliar.

A enfermeira Carmem Hentschke da Secretaria da Saúde disse que os profissionais da Vigilância Ambiental estão aplicando o BTI a partir de dados científicos.

Afirmou que conversou com os produtores rurais sobre o BTI que não tem efeito preventivo, mas que precisa haver larva do borrachudo para ser eficiente.

A Secretaria da Saúde obteve o BTI ao custo de R$ 105,00 (cento e cinco reais) o litro. As doses são aplicadas de acordo com a vazão de cada recurso hídrico.

A enfermeira Carmem contou que existem 380 açudes conhecidos em Estrela com saídas de água, o que aumenta a possibilidade de reprodução do borrachudo. Em 130 pontos já foram aplicados o BTI.

São três os profissionais da Secretaria da Saúde que atuam diretamente na solução do problema. Carmem pediu o apoio da comunidade em razão do problema ser de todos.

Nenhum comentário: