Nossa Gente:O índio e a cozinheira em Estrela











Nossa Gente:O índio e a cozinheira em Estrela

Visitamos a residência do Índio - Valmor José Guamirim localizada no Bairro Moinhos em Estrela. Guamirim – vem do tupi-guarani e significa “Fruta pequena”. 

Índio contou que seus antepassados não tinham sobrenome, e com a chegada do homem branco e suas leis tiveram que escolher um. Então optaram por Guamirim.

Índio veio para Estrela da região de Encantado. É descendente da tribo dos guaranis. Trabalha como funcionário público, é casado com Maria de Lurdes da Rosa oriunda de Palmeira das Missões há 30 anos.

O casal gosta muito de viajar. Já estiveram no Uruguai, Paraguai e Argentina. Visitaram Maceió, Porto Seguro e Foz do Iguaçu. Conhecem diversos município do Rio Grande do Sul.

Ele é colecionador de chapéus, gosto herdado do pai que usou chapéu até morrer. Tem chapéus de todos tipos e  lugares. Curte seu fusca ano 1982, o qual tem muito orgulho ao afirmar que está original.

Ela aprecia fazer comidas típicas: sucos, saladas, mandiocada, rabada, cabeça de porco no forno, salpicão e doces como chico balanceado. Dona Lurdes ensina remédios caseiros como tomar uma colher de óleo de capivara para purificar o sangue.

Bem no final da história saboreamos algumas iguarias preparadas pela simpática anfitriã.

Nenhum comentário: