Estrela-RS - Alunos aprendem sobre energia e meio ambiente com projeto da RGE Sul


Alunos aprendem sobre energia e meio ambiente com projeto da RGE Sul

Cerca de 650 estudantes do ensino fundamental da rede pública de Estrela tiveram aulas diferenciadas nesta quinta e sexta-feira (17 e 18). O cuidado com o planeta, o uso seguro e eficiente de energia elétrica, o destino correto do lixo, o consumo consciente de água e formas de mobilidade menos poluentes foram abordados de forma lúdica, no Centro Comunitário Cristo Rei, por meio do espetáculo teatral Inventário de seres e coisas e de dinâmicas e brincadeiras. As atividades integram o projeto Educar para Transformar, iniciativa da RGE Sul, que tem como objetivo inserir a temática da sustentabilidade no ambiente escolar, contribuindo para a formação de sociedades mais conscientes e comprometidas com o meio ambiente.

Na ocasião, os alunos e os 45 educadores presentes também receberam materiais didáticos – Revista do Aluno e Revista do Professor – para fomentar a continuidade da proposta educativa nas instituições de ensino. O secretário municipal de Educação, Marcelo Mallmann, as supervisoras da secretaria, Cláudia Eckhardt e Sirlei Diedrich, e a assessora Adriana Schardong, acompanharam as atividades.

Até setembro de 2017, o terceiro ciclo do projeto Educar para Transformar realizará 300 ações educativas gratuitas, que se dividem em dois momentos: os Seminários Regionais – capacitações específicas para professores – que têm como tema “Educação para a formação de sociedades sustentáveis” e contemplam em sua programação oficinas, workshops e uma mesa redonda, e as Ações – momentos de aprendizagem por meio de atividades lúdicas, desenvolvidos para os alunos e realizadas em cada um dos municípios.

Pertencente ao Programa de Eficiência Energética da RGE Sul, e realizado em parceria com as prefeituras - através das secretarias municipais de Educação - e Coordenadorias Regionais de Educação, a iniciativa contou com a participação de mais de 204 mil pessoas em seus dois primeiros ciclos, realizados nos períodos de 2012 e 2014/2015, em 79 cidades.

Nenhum comentário: