Centenário do Prédio Social da Soges em Estrela




Centenário do Prédio Social da Soges

A convite do empresário Roque Schwertner que é membro do IHGVT - Instituto Histórico e Geográfico co Vale do Taquari, pesquisamos no antigo jornal O Paladino, sobre a história da Sociedade Turnverein Estrella - hoje Soges.

Na edição de 28 de maio de maio de 1932, encontramos um artigo que resgata os primeiros 25 anos da Sociedade. 

Segundo apuramos a Soges teve sua fundação em 26 de maio de 1907, nas dependências do Hotel Benz com a presença dos seguintes associados: Conrado Hemb, Oscar Goedtel, Alfredo Goulart, Walter N. Bernhardt, Rodolfo Bernhardt, Adolfo Gonçalves, Alberto Dexheimer, Artur F. Preussler, Clemente A. Ruschel, e Leopoldo Dexheimer. O primeiro presidente foi Alberto Dexheimer, reeleito muitas vezes.

Em 15 de agosto de 1915 foi iniciada a construção do edifício social, sendo proferido um discurso no ato de lançamento de pedra fundamental pelo Sr. Hans Schnitzler.

A obra foi realizada pela empresa do Sr. Germano Kartsch, pela quantia de 29:300$700, incluindo a instalação do mobiliário.

A inauguração ocorreu no dia 11 de novembro de 1916. há 100 anos. Confirmamos as informações no Álbum do Cinquentenário de Estrela.

Nenhum comentário: