Livro de jornalistas sobre expedição no Rio Paraguai é lançado em Cuiabá Obra foi escrita pelos jornalistas Eunice Ramos e José Hamilton Ribeiro















Livro de jornalistas sobre expedição no Rio Paraguai é lançado em Cuiabá 
Obra foi escrita pelos jornalistas Eunice Ramos e José Hamilton Ribeiro. 
Ideia surgiu durante série de reportagens exibidas no Globo Rural. 

O livro "Rio Paraguai - das nascentes à foz", dos jornalistas Eunice Ramos, da Rede Matogrossense de Televisão, e José Hamilton Ribeiro, da Rede Globo, foi lançado na noite desta quinta-feira (1º), no auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), em Cuiabá. A obra apresenta as principais histórias de uma expedição que percorreu 2.600 quilômetros sobre as águas do rio que tem suas nascentes em Mato Grosso, passa por Mato Grosso do Sul e por três países: Bolívia, Paraguai e Argentina. 

A ideia da obra surgiu após uma série de reportagens sobre o Rio Paraguai, exibidas no Globo Rural. Foram mais de 300 horas de gravação. Durante a produção das reportagens, as equipes usaram carros, um barco hotel, barcos pequenos, cavalos, helicóptero e até um balão. 

"São duas vertentes que marcam muito: a devastação do rio, o garimpo nas nascentes e a própria agricultura que em alguns momentos atinge a área das nascentes. São várias situações que marcam a gente e entristecem que é a agressão ao Rio Paraguai, que é um rio tão exuberante. Foi uma aventura inesquecível", declarou a jornalista Eunice Ramos. 

No livro, estão os registros não só do que apareceu na TV, mas também dos bastidores das gravações. "Isso se deu graças ao empenho e vontade que a Eunice e o José Hamilton tiveram de anotar tudo e chegar num ponto e escreverem o que a gente não viu nas reportagens que foram ao ar", disse o produtor da Rede Globo, Maurino Marques. 

No lançamento do livro, autoridades, colegas de trabalho e amigos estiveram reunidos. No lançamento, a trilha sonora ficou a cargo do cantor João Ormond. 

O presidente da Rede Matogrossense de Televisão e da Copagaz, Ueze Elias Zahran, acompanhado da filha Ana Carla Zahran, prestigiaram o evento. "A Eunice é uma amiga antiga e eu a adoro por ser o que ela é. Ela se fez sozinha", afirmou o empresário Ueze Zahran. 

O parceiro de eunice nas reportagens e no livro, José Hamilton Ribeiro, não pode comparerer por questões de saúde, mas mandou um vídeo falando sobre os momentos vividos durante a produção. 

Em cada página, a história vai se revelando. É uma espécie de convite para o leitor embarcar nessa viagem. "O livro é uma grande contribuição à cultura mato-grossense e à cultura brasileira", frisou o secretário de Cultura de Mato Grosso, Leandro Carvalho. 

Segundo o diretor geral da Rede Matogrossense de Televisão, Zilmar Melatte, contar a história do Rio Paraguai já era um desejo da emissora. "Tivemos a grata satisfação de poder fazer parte junto com o José Hamilton e a Eunice Ramos de um projeto que a gente vinha sonhando há muito tempo, que é contar a história do Rio Paraguai e mostrar para os mato-grossenses e sul-mato-grossenses o que é o Rio Paraguai, a cultura dos nossos ribeirinhos e o que esse rio faz pelas pessoas que moram ali e mostrar que é preciso preservar isso", afirmou. 

As experiências que deram origem ao livro inspiram até já conhece as águas do Rio Paraguai. "Estou em Mato Grosso há 36 anos e conheço o Rio Paraguai, mas só um pouquinho, uns 50 km abaixo de Cáceres. O grande sonho é fazer esse percurso que os jornalistas fizeram", disse o presidente da Fiemt, Jandir Milan.

Texto G1 - Fotos - Facebook da Estrelense Eunice Ramos

Nenhum comentário: