Escadaria do Rio Taquari – Patrimônio Histórico de Estrela-RS











Escadaria do Rio Taquari – Patrimônio Histórico de Estrela:

Vamos falar hoje especificamente da Escadaria do Rio Taquari em Estrela, que passou por diversas transformações ao longo da sua história.

Estrela nasceu, cresceu a partir do local na Rua da Praia (desde 1970 – Arnaldo J Diel). Em 1924 foi inaugurado o antigo Porto de Estrela que foi determinante para o desenvolvimento do município. A produção agrícola e industrial do município era embarcada em vapores e gasolinas que seguiam para os centros consumidores. O comércio era abastecido com produtos que chegavam de Porto Alegre e outras regiões do Estado. As operações de carga e descarga eram feitas em Trapiches e maxambombas estruturadas no antigo Porto.

Visitantes de diversas regiões chegavam para realizar negócios em nosso município. Outras pessoas embarcavam em Estrela para viagens à diversos municípios e finalidades.

E se seguiu assim até 1941 quando ocorreu a grande cheia do Rio Taquari. Caiu em torno de 640 mm de chuva elevando o nível do Rio Taquari para mais de 29 metros. Foi o caos. Muita destruição, prejuízos econômicos e sociais. 

O Rio Taquari ficou assoreado prejudicando grandemente a navegação. A linha regular de barcos para Muçum foi desativada, pois o leito do Rio sofreu transformações praticamente impossibilitando a navegação.

A navegação declinou, e com o passar dos anos foi totalmente desativada, porém não esquecida.

Em 1974, por necessidade da cervejaria Polar, a Rua Arnaldo J Diel em diversos quarteirões foi entregue para ampliação da indústria de bebidas, sendo edificado um prédio exatamente em cima do espaço da Escadaria. As estátuas que representam a indústria e o comércio local foram transferidas para a Escadaria da Rua Chá-Chá Pereira. Em assim seguiram-se os anos...

Em 2006 a cervejaria foi fechada. O Governo Municipal adquiriu juntamente com a iniciativa privada o espaço em 2007. Em 2008 as ruas foram reabertas.

Em 2014 o Governo de Estrela reconstruiu o espaço público procurando manter as características do antigo Porto construído em 1924. As estátuas “Adão e Eva” finalmente retornaram para casa. Estava restabelecida a relação da cidade com seu Rio Taquari.

Milhares de pessoas já passaram pelo local desde sua inauguração. Visitantes chegam todos os dias para fotografar e divulgar nas redes sociais da internet para todo mundo, as belezas naturais e arquitetônicas da Escadaria com as duas esculturas que dão um toque todo especial ao nosso Patrimônio Histórico.

Nenhum comentário: