IHGVT - Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari - 30 anos de atuação 1986-2016



IHGVT comemora 30 anos 

No último sábado, dia 07 de maio, o Estrela Palace sediou a comemoração dos 30 anos do Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari (IHGVT), fundado em 1986. Todos participaram de um almoço que contou com membros da diretoria e de antigos e atuais sócios do Instituto. 

O sócio fundador e escritor José Alfredo Schierholt falou sobre a efeméride lembrando os motivos que levaram a fundação da instituição. O conhecimento da história e geografia do Vale do Taquari para serem compartilhados com professores, alunos e comunidade em geral.

De Estrela compareceram os sócios: museóloga Gisela Schinke e escritor Dr. Werner Schinke acompanhados do filho escritor Gert Schinke (convidado) que reside em Florianópolis-SC, Roque Schwertner, Flávio Jaeger, Airton Engster dos Santos, Daniela M. Weber e João André Mallmann. A presidente da entidade é Márcia Solange Wolkmer que também coordenou os trabalhos da solenidade.

Houve apresentação da atual Diretoria do IHGVT e após os presidentes que estiveram à frente da instituição fizeram um breve histórico de seus mandatos.

O IHGVT iniciou suas atividades em abril de 1986. Considerando o valor histórico e científico da iniciativa, a Univates interessou-se pela suas ações e hoje tem seu endereço junto à Universidade. 

No acervo do IHGVT podem ser encontrados fotografias, biografias e livros escritos por associados, jornais com reportagens sobre o IHGVT, entre outros.

O livro do Gerth Schinke:

Durante o encontro do IHGVT, o escritor e ecologista Gerth Schinke apresentou seu novo livro “O golpe da “Reforma Agrária”: Fraude milionária na entrega de terras em Santa Catarina¨ que já está com a primeira edição esgotada. 


Os fatos jamais revelados e os fartos documentos inéditos apresentados neste livro constituem-se, sem dúvida, num dos maiores escândalos de nosso país. O autor desvendou a maior trama de apropriação ilegal de terras públicas no estado de Santa Catarina, em particular no município de Florianópolis e, detalhadamente, no distrito do Pântano do Sul. 


Gert Schinke nasceu em 1956 no atual município de Salvador do Sul (RS), cursou Engenharia Mecânica e História na UFRGS e desde 1993 vive no bairro do Pântano do Sul, na Ilha de Santa Catarina. 

Milita nas causas ecológicas há mais de 40 anos, trajetória que teve início em 1975 com seu ingresso na Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural – AGAPAN. Fundador do PT no Rio Grande do Sul e vereador de Porto Alegre em 1988. 
Integrante do MOSAL – Movimento Saneamento Alternativo teve destacada atuação no processo do Plano Diretor Participativo de Florianópolis. 

Deixou o PT para fundar o PSOL catarinense, sendo membro da Coordenação Nacional do Setorial Ecossocialista, concorrendo em 2010 à Câmara dos Deputados empunhando as bandeiras ecológicas e de direitos humanos. 

Em 2011 foi eleito coordenador geral da Federação das Entidades Ecologistas Catarinenses – FEEC e é presidente executivo do Instituto para o Desenvolvimento de Mentalidade Marítima − INMMAR.,BR> Em 2014 ajudou a fundar o Coletivo Nossa Cidade, grupo de pressão política focado na área de planejamento urbano, ecologia e cidadania.

Já publicou os livros Ecologia Política (Editora Tchê, 1986) e Ecoplamento – Teoria que explica o processo da assimilação do colapso ecológico por parte do sistema capitalista global (Editora Insular, 2013).


























Nenhum comentário: