Faculdade La Salle participou da 10ª Edição do Viva o Taquari Vivo com palestras


10ª Edição do Viva o Taquari Vivo
2 de abril de 2016

A Cruz Vermelha Brasileira participa pela primeira vez por ocasião da 10 º edição do Projeto Viva Taquari Vivo onde na cidade de Estrela o senhor Airton Engster Dos Santos Engster membro da Cruz Vermelha Brasileira palestrou para alunos do colégio Santo Antônio e universitários da Faculdade La Salle de Estrela-RS. Estiveram também presentes no evento o Presidente Regional da Cruz Vermelha Brasileira André Sauter e o Coordenador de Socorro e Desastres Tenente Gilberto. 

Agradecemos a Diretora Claudia Argiles da Costa e Ana Braun pela acolhida....Parabéns Faculdade La Salle pela iniciativa...

O Rio Taquari em foco no painel de ideias da La Salle

Enquanto dezenas de pessoas limpavam o Rio Taquari no Parque da Lagoa em Estrela no sábado (2), a faculdade La Salle promovia um painel de ideias simultâneo, na Escadaria – reconhecido ponto turístico do município. A ação reuniu profissionais, professores e alunos para uma abordagem conscientizadora sobre o rio. Também teve como objetivo reforçar a iniciativa Viva o Taquari Vivo e propor um olhar carinhoso para o manancial que torna o Vale fértil.

Acadêmicos da Faculdade La Salle e alunos do colégio Santo Antônio se reuniram na Escadaria e ao mesmo tempo em que apreciavam a vista turística, ouviram de profissionais a importância de manter a vigilância positiva sobre o rio. A ideia foi conhecerem o que está sendo organizado de proteção à causa do Rio Taquari. “Cuidar do rio é um compromisso que precisa ser pensando e mais do que isso, executado. Esse é um lugar precioso, precisa ser amado”, enfatizou a diretora administrativa da Instituição, Cláudia Costa.

O geólogo Pablo Souto Palma, vice-coordenador de planejamento da Cacis e organizador da ação Viva o Taquari Vivo em Estrela explicou sobre a iniciativa que está em sua décima edição. “Viva o Taquari Vivo é uma ação de conscientização e o número de participantes aumenta a cada ano. Esta é uma iniciativa voltada ao engajamento comunitário. O rio é o grande motivador de existirmos todos nós, nesse momento discutindo isso.”

Integrante da Cruz Vermelha e diretor cultural da ONG Aepan, Airton Engster dos Santos discorreu sobre o histórico do Taquari, que em épocas passadas contribuiu decisivamente para o desenvolvimento das cidades da região. ”Precisamos olhar para o rio e refletir sobre o que estamos fazendo com ele, que hoje enfrenta o desmatamento. Outro problema é o desbarrancamento que está assoreando o local. O rio precisa de nosso carinho.”

A professora Tamara Horn, coordenadora do curso de Gestão Ambiental da La Salle enfatizou a necessidade de buscar políticas públicas que motivem melhoramentos na questão do lixo e do esgotamento sanitário.

O presidente do comitê da bacia hidrográfica Taquari-Antas, Júlio Salecker relatou o problema de saneamento existente nos 120 municípios que compõem a bacia e destacou a importância de as pessoas terem outro comportamento em relação a dejetos e resíduos, que são lançados inadequadamente no rio. “Como comunidade, temos de trabalhar isso.”

Viva o Taquari Vivo

Quarenta acadêmicos da Faculdade La Salle participaram da Ação Viva o Taquari Vivo, no sábado, em Estrela. Este foi um recorde de alunos voluntários da Instituição, sinalizando um compromisso cada vez mais crescente da Faculdade em relação à iniciativa. Empenhados em limpar o rio, os alunos colocaram a “mão na massa” e retiraram garrafas, sacos plásticos, pneus e outros resíduos sólidos. Em Estrela, foram retirados das margens mais de 1,4 mil quilos. 

 A ação Viva o Taquari Vivo tem na execução a Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis), Associação Comercial de Lajeado (Acil) e Parceiros Voluntários. Tem ainda a Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Bom Retiro (Aciab) e o Comitê da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. Participaram da ação o Grupo de Escoteiros Centauro, prefeituras de Arroio do Meio, Estrela, Lajeado, Venâncio Aires e Rotary Club de Arroio do Meio e a Faculdade La Salle de Estrela.




























Nenhum comentário: