Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Jornal Nova Geração de 04.03.16



Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Jornal Nova Geração de 04.03.16

FRASE: “Já estou comprando lenha porque com um verão desses, teremos um inverno terrível, sem dúvida” (Filósofo preocupado, no Salão do Hermes e do Leonardo). 

Combustível: Se não aumentou ainda, vai aumentar. A informação é de que a gasolina e o diesel vão aumentar de novo esta semana. Como hoje é sexta feira, já deve ter aumentado. Outra informação: As contas de luz devem baixar um pouco em abril. Mas isso é evidente! Vai acabar o calor e o uso dos aparelhos de ar condicionado será bem menor. É claro que o valor das contas de luz vai baixar.

Uma coisa que está deixando a mim e muita gente irritada, é o recebimento de ligações telefônicas quase que diariamente, tanto no telefone fixo como no celular e não tem ninguém na linha. Liguei para a minha operadora várias vezes e eles não conseguiram acabar com isso. Agora, saiu na ZH de 25.02 pg 2: A anatel disse que “é um problema dos call centers de telemarketing”. O sistema estaria fazendo ligações que os funcionários não conseguem dar conta. E a anatel não tem solução. O que recebo de ligações de 031, 041, 011, 048, 047, 081... E assim por diante. E isso incomoda porque nem adianta ligar de volta, ninguém atende! 

A nova Creche de Estrela, no Bairro Pinheiros, vai ter abertura oficial agora na segunda quinzena de março, informa o Secretário da Educação Marcelo Mallmann. Ela tem 120 vagas e inicialmente receberá 96 crianças. “É que vão abrir mais berçários para atender as demandas”, explicou.

Por outro lado, o Secretário de Obras Jorge Both disse que se já não iniciou, começa segunda feira a instalação de uma calçada - passeio - para melhorar o acesso à nova creche. Realmente as famílias estarão bem mais tranquilas a partir de agora porque não terá mais fila de espera para colocar crianças em creches.

Ainda do Jorge Both: Continua a recuperação de estradas no interior do município. Está sendo aproveitado o tempo sem chuva. Linha Lenz está concluída agora chegou a vez de Roncador e Linha Wolf. São refeitas valetas, colocada brita e recuperados bueiros. Depois será a vez de Travessa Cascata e Novo Paraiso.

E o Trevo de Estrela voltou a estar 100% recuperado no que diz respeito à iluminação. Foi feita uma revisão geral nos cabos de eletricidade e repostos os 210 metros de cabos roubados. Segundo Jorge Both também foram trocadas as lâmpadas queimadas, os reatores e as fotocélulas com defeito. “Está tudo recuperado, agora o nosso Trevo está novamente totalmente recuperado”, afirmou.

Está complicada a liberação para a Prefeitura de Estrela asfaltar a RS 129 até Arroio do Ouro. Segundo o Prefeito Rafael Mallmann, o processo de municipalização não foi aceito pelo DAER. “É muita burocracia”. A prefeitura vai agora fazer um convênio para executar a obra e este convênio deve ficar concluído até o final do primeiro semestre deste ano. Não dá para entender tanta burocracia do DAER, que nem faz nada no que se refere a recuperação da estrada e agora não quer permitir que a prefeitura asfalte o local.

De novo vandalismo na Escadaria de acesso ao Rio Taquari, junto a Ex-Polar. Rafael Mallmann disse que “é lamentável, tentamos deixar a cidade bonita mas alguns danificam o patrimônio de todos”. E o problema é que não é só ali mas tem depredações em vários locais.

O vereador Paulo Birck (PTB) comentou o fato, dizendo que é dinheiro público que está sendo investido. “A revitalização do espaço fez o local muito bonito, mas infelizmente tem cidadãos estrelenses que fazem isso, quebram bancos, vasos e furtam luminárias e fios na Praça e no Trevo”, lamentou. Disse que vigias teriam que patrulhar também mais locais, circulando no centro e bairros, “ficando de olho”. Lembrou que no Bairro das Indústrias três adolescentes quase colocaram fogo num mercado.

Boa notícia: A Fepam confirmou a liberação da licença para a instalação da Usina de Gás e Adubo Orgânico, que vai se instalar em frente a Usina de Tratamento de Lixo de Estrela. Segundo o Prefeito Rafael Mallmann, falta apenas a licença de instalação para iniciar o empreendimento. A empresa que vai se instalar no local é a Ecometano, do Rio de Janeiro e vai produzir muito gás que será utilizado não só aqui no Rio Grande do Sul, mas também em outros estados.

Primeira Dama Carine Schwingel muito elogiada na Câmara pela vereadora Lorena Hauschild (PR). Disse que além da melhor Ornamentação Natalina da Região, ela agora está arregimentando mulheres para fazer com que o Calçadão de Estrela seja um belo local de atração para a Páscoa, que está chegando. 

Vereador Nelson Tilwitz (PMDB) me deu uma excelente notícia: Está marcada para hoje a abertura oficial da Rua Frederico Markus, do Bairro das Indústrias até o Marmitt. Estarão no local engenheiros, meio ambiente, Prefeito e vereadores. A extensão é de aproximadamente um quilômetro. “A abertura da extensão desta rua já tem promessa de 27 anos”, exultou.

E as obras de asfaltamento do acesso ao Bairro Nova Morada continuam de vento em popa, devendo ficar tudo pronto até o final de abril. E a Corsan finalmente está trabalhando no local, fazendo as ligações de água nas casas. A partir do mês de maio as primeiras 250 famílias deverão começar a se mudar para o novo Bairro de Estrela. E as casas, todas, tem o privilégio de ter também aquecedores solares, o que significa menos uso de energia elétrica. 

Interessante. Cada vez tem mais motoristas que não sabem o que significam sinais vermelhos nas sinaleiras.


Nenhum comentário: