Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Jornal Nova Geração de 19.02.16 - Luiz Carlos Freitag


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Jornal Nova Geração de 19.02.16

FRASE: “Estrela diz não ao mosquito da dengue” (Elmar Schneider, Secretário da Saúde). 

Informação que está sendo confirmada: Joel Mallmann deverá ser o candidato a Prefeito do PR em Estrela. “Prá mim, o candidato seria o Eduardo Wagner, mas se ele não concorrer, sem dúvida eu sou o pré candidato a Prefeito do meu partido”, afirmou. E pelo que consta, Joel já estaria liberado para concorrer iniciar a campanha.

Não sei o que pode estar acontecendo, mas a cada dia temos mais problemas com alguns motoristas. Não só em Estrela, claro. Mas é muito estranho que muitos não respeitem as sinaleiras nem as placas de sinalização. Acho que o principal motivo é a falta de Brigadianos, pois não se vê quase nenhum nas ruas. Outra coisa é a falta de pisca-pisca que deve estar ocorrendo em muitos veículos. Incrivel como muitas vezes não são acionados.

O Secretário da Cultura e Turismo Rudimar Hagemann está convidando todos para o Carnaval de Rua, que ocorrer amanhã em Estrela, no Calçadão a partir das 20h. Ele disse que o Governo Municipal valoriza todas as manifestações culturais e não podia ser diferente com o samba que possui raízes aqui na cidade. Sambistas do Bairro Imigrantes anualmente fazem esta bela festa de carnaval, relembrando os velhos e bons tempos da Festa Momesca de Estrela. Ah, e ele lembrou que ano passado, este Carnaval de Rua levou mais de quatro mil pessoas ao Calçadão – então temos que dobrar o número este ano!

Iniciativa diferente em Estrela. Prefeito Rafael Mallmann encaminhou o Coordenador do Planejamento Estratégico Klaus Georg Simon para fazer um levantamento geral nos bairros sobre como está a situação, considerando alguns itens específicos como limpeza, coleta de lixo, etc. E Klaus está contatando com as Associações de Moradores dos Bairros, bem com as pessoas que ali moram. Inclusive já participei de algumas visitas e realmente fiquei impressionado com a atividade do Klaus. Tudo o que não estiver de acordo, deverá ser reestudado. Primeiro município do Vale a fazer isso, parabéns.

Sábado a Secretaria da Saúde, junto com 42 integrantes do Exército de Santa Cruz, realizou um trabalho geral de incentivo ao combate do mosquito da dengue. Foram visitadas dezenas de casas nos bairros Boa União, Estados e Imigrantes - e todos os moradores receberam muito bem as equipes. O Capitão Hermes Junior disse que realmente a credibilidade de Estrela no combate a dengue aumentou em 200% com apoio do exército.

O governador José Ivo Sartori confirmou presença na comemoração dos 60 anos da CERTEL e inauguração da Hidrelétrica Cazuza Ferreira hoje à tarde em Cazuza Ferreira, São Francisco de Paula. A confirmação foi feita pelo presidente da CERTEL, Erineo Joé Hennemann. É um importante empreendimento na geração de energia elétrica para o Rio Grande do Sul e para o Brasil. Situada no Rio Lajeado Grande, a Hidrelétrica terá potência instalada de 9.100 kilowatts e vai gerar energia limpa para mais de 30 mil pessoas. Ela também é certificada pela ONU como Mecanismo de Desenvolvimento Limpo por compensar créditos de carbono. Anualmente, serão compensadas 12.504,72 toneladas de CO2. Estarei presente no evento, claro.

Ótima notícia: A licitação para o asfaltamento do acesso a Linha Geraldo vai acontecer no dia 17 de março. São quatro quilômetros de asfalto que vão beneficiar aquela comunidade. Segundo o Prefeito Rafael Mallmann, as obras iniciam logo após a licitação. Benefício mais do que merecido para os moradores daquela localidade.

Falando em licitação: Mais uma está com data marcada. Sexta-feira da próxima semana será feita nova licitação para abertura da Cafeteria na escadaria de acesso ao Rio Taquari, junto a ex-Polar. A comunidade regional esperando ansiosamente isso, com certeza, porque atualmente o local já é muito usado para tomar chimarrão e olhar a paisagem.

Vamos ver o tempo: O Cleto Werle, que não erra nunca, informa: Entre 22 deste mês e quatro de março, teremos um tempo chuvoso. E na segunda quinzena de março, muita chuva. E o inverno deste ano inicia após o dia 29 de abril, bem mais cedo. É que após o El Niño teremos La Niña, que deverá nos trazer um inverno muito forte, ou seja, muito frio este ano. E com muita chuva. Então, vamos nos preparar...

Segundo o vereador Paulo Birck (PTB) o Instituto de Oftalmologia de Encantado está sofrendo pressão do Ministério Público, que quer pagamento de indenização para as pessoas que perderam a visão depois de lá serem atendidas. “Já bloquearam R$ 550.000,00 do Instituto para que as 17 pessoas que sofreram problemas sejam indenizadas”, informou.

O Presidente da Câmara de Vereadores Adriano Scheeren (PSB) contatou com o Deputado Federal José Stédile, em Brasilia, para se informar sobre a liberação das verbas das emendas parlamentares. “O Governo Federal está sem dinheiro para nos enviar, apesar de nós pagarmos cada vez mais impostos. Pagamos nossos compromissos, os deputados querem ajudar mas o Governo Federal não libera o dinheiro”, afirmou. 

Nenhum comentário: