COLUNA DO LUCA – 25.02.16 Luiz Carlos Freitag

COLUNA DO LUCA – 25.02.16
Luiz Carlos Freitag 

A Certel inaugurou sexta-feira a Hidrelétrica Cazuza Ferreira no interior de São Francisco de Paula. Estive lá, ficou uma maravilha! O presidente Erineo José Henemann - na foto com a Primeira Dama do Estado Maria Helena Sartori - destacou os 60 anos da Certel, informando que conta atualmente com mais de 72.000 associados em 48 municípios. “Tenho orgulho da Certel que é a mais antiga cooperativa do País, iniciou com 174 associados na então Vila de Teutônia e muitas foram as conquistas para a solução dos problemas dos associados”. Maria Helena Sartori disse que na noite anterior o Governador foi chamado à Brasilia mas ele destacou que a geração da energia elétrica ajuda a realizar o sucesso do Rio Grande do Sul, “o trabalho está muito agilizado e a tentativa é destravar tudo para o nosso Estado se desenvolver”. Ela também destacou uma frase do Governador, pois segundo ele, “sozinho a gente não consegue resolver nada, precisamos de parcerias”.

Prefeito Rafael Mallmann realizou uma iniciativa diferente em Estrela: Encaminhou o Coordenador do Planejamento Estratégico Klaus Georg Simon para fazer um levantamento geral nos bairros sobre como está a situação, considerando alguns itens específicos como limpeza, coleta de lixo, etc. E Klaus está contatando com as Associações de Moradores dos Bairros, bem com as pessoas que ali moram. Inclusive já participei de algumas visitas e realmente fiquei impressionado com a atividade do Klaus. Tudo o que não estiver de acordo, deverá ser reestudado, sendo Estrela o primeiro município do Vale a fazer isso.

A licitação para o asfaltamento do acesso a Linha Geraldo vai acontecer no dia 17 de março. São quatro quilômetros de asfalto que vão beneficiar aquela comunidade. Segundo o Prefeito Rafael Mallmann, as obras iniciam logo após a licitação, sendo este um benefício mais do que merecido para os moradores daquela localidade. Por outro lado, mais uma está com data marcada. Amanhã será feita nova licitação para abertura da Cafeteria na escadaria de acesso ao Rio Taquari, junto a ex-Polar. A comunidade regional esperando ansiosamente isso, com certeza, porque atualmente o local já é muito usado para tomar chimarrão e olhar a paisagem.

O Presidente da Câmara de Vereadores de Estrela Adriano Scheeren (PSB) contatou com o Deputado Federal José Stédile, em Brasilia, para se informar sobre a liberação das verbas de emendas parlamentares. “O Governo Federal está sem dinheiro para nos enviar, apesar de nós pagarmos cada vez mais impostos. Pagamos nossos compromissos, os deputados querem ajudar mas o Governo Federal não libera o dinheiro”, afirmou.

Segundo o vereador Paulo Birck (PTB) o Instituto de Oftalmologia de Encantado está sofrendo pressão do Ministério Público, que quer pagamento de indenização para as pessoas que perderam a visão depois de lá serem atendidas. “Já bloquearam R$ 550.000,00 do Instituto para que as 17 pessoas que sofreram problemas sejam indenizadas”, informou.

FRASE DA SEMANA: “O Governador Sartori escolheu uma equipe de secretários que realmente tentam resolver todos os problemas, a equipe é coesa” (Primeira Dama do Estado, Maria Helena Sartori). 

Nenhum comentário: