COLUNA DO LUCA – 18.02.16 Luiz Carlos Freitag


COLUNA DO LUCA – 18.02.16
Luiz Carlos Freitag 

O Secretário da Cultura e Turismo Rudimar Hagemann está contando com a participação de toda a população da Região para o Carnaval de Rua, que ocorrer sábado em Estrela, no Calçadão a partir das 20h. É a valorização de todas as manifestações culturais e o samba possui raízes profundas na cidade. Sambistas do Bairro Imigrantes anualmente fazem esta bela festa de carnaval, relembrando os velhos e bons tempos da Festa Momesca de Estrela. No ano passado, este Carnaval de Rua levou mais de quatro mil pessoas ao Calçadão.

Sábado a Secretaria da Saúde de Estrela, junto com 42 integrantes do Exército de Santa Cruz, realizou um trabalho geral de incentivo ao combate do mosquito da dengue (foto). Foram visitadas dezenas de casas nos bairros Boa União, Estados e Imigrantes - e todos os moradores receberam muito bem as equipes. O Secretário da Saúde Elmar Schneider disse que Estrela realmente diz não ao mosquito da dengue. O Capitão Hermes Junior afirmou que realmente a credibilidade de Estrela no combate a dengue aumentou em 200% com apoio do exército. Acompanhei parte das visitas e em todas as residências que as equipes fizeram visitas, todos foram muito bem recebidos.

O governador José Ivo Sartori confirmou presença na comemoração dos 60 anos da CERTEL e inauguração da Hidrelétrica Cazuza Ferreira amanhã à tarde em Cazuza Ferreira, São Francisco de Paula. A confirmação foi feita pelo presidente da CERTEL, Erineo Joé Hennemann. É um importante empreendimento na geração de energia elétrica para o Rio Grande do Sul e para o Brasil. Situada no Rio Lajeado Grande, a Hidrelétrica terá potência instalada de 9.100 kilowatts e vai gerar energia limpa para mais de 30 mil pessoas. Ela também é certificada pela ONU como Mecanismo de Desenvolvimento Limpo por compensar créditos de carbono. Anualmente, serão compensadas 12.504,72 toneladas de CO2. 

Secretaria da Saúde de Estrela deverá assumir a gestão do Hospital Estrela. Assim, a verba do SUS ao invés de passar pelo Governo do Estado, vem direto e a Secretaria repassa para o Hospital. Assim terminará com a atual dívida que existe, de pouco mais de R$ 3 milhões. Aliás o Secretário Elmar Schneider disse que já assumiu a gestão plena em vários setores, inclusive da APAE. E com a Univates foi assinado contrato, devendo ainda este ano estudantes de medicina começar atendimentos nos Postos de Saúde, todos reformados, ampliados ou novos. 

O vereador Paulo Birck (PTB) disse que o transporte escolar para ensino infantil e primário está sendo realizado normalmente em Estrela, mas criticou o transporte para o ensino médio, para as escolas estaduais. Disse que o preço está abusivo, R$ 650,00 por aluno que mora na Linha Lenz, por exemplo. “As vans transportam de 10 a 12 alunos, algo está errado”. Segundo o vereador, o município não poder de definir tabelas, mas os vereadores devem ver se é possível o município custear o transporte: “O assunto é delicado, temos quer dar meio de transporte a crianças que moram mais longe, elas não podem ser exploradas”.

FRASE DA SEMANA: “A telefonia do interior de Estrela está tendo um trabalho bem feito, não existem mais reclamações.” (Vereador Paulo Scheeren-PPS).

Nenhum comentário: