Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO, do Jornal Nova Geração de 08.01.16


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO, do Jornal Nova Geração de 08.01.16

FRASE: “Só quero ver o Carnaval deste ano, pois ao que tudo indica, vamos ter que ir assistir tudo de guarda-chuva” (Filósofo pessimista, no Salão do Hermes e do Leonardo). 

Que beleza, estamos já em 2016. Ano Novo, novas perspectivas. Mas vamos nos precaver: Até fim de fevereiro o tempo vai continuar uma encrenca. Só para lembrar, nosso Natal em Estrela foi uma maravilha, mesmo com as noites chuvosas. Sempre o público foi maravilhoso, porque todos sabiam que valia a pena assistir os espetáculos. Tudo bem, devemos nos conformar com o verão deste ano, bem diferente dos que a gente está acostumado. Mas vamos em frente porque novidades teremos, com certeza. 

Mas falando em novidades de 2016: Algumas não foram muito boas. Devido as novas alíquotas do ICMS aprovadas pelos nossos Deputados Estaduais temos um peso a mais no bolso. Se o salário mínimo aumentará 11,7% o tarifaço aumentou 4,6%. Mas vamos lembrar diferente: No início de 2015 a gasolina custava R$ 2,92 o litro e agora já está em no mínimo R$ 3,95. O aumento da gasolina no ano passado foi de 35,3%. E o do salário...

Na pagina oito da Zero Hora do dia dois, sábado, estão sugestão de finalização de 10 obras no RS para conferir no final de 2016. A primeira da lista, pasmem, está a conclusão da duplicação da BR 386 entre Estrela e Tabaí, “emperrada pela burocracia da Funai”. Duvido muito que estes extensos quase dois quilômetros sejam liberados para ficarem prontos até o final do ano...

DENGUE I - Começou com força total em Estrela a preventiva deste problema que já atinge vários municípios do País. Sábado pela manhã juntaram-se as equipes das Secretarias da Saúde, Obras e pessoal da Segurança e visitaram o local da armadilha número seis, das 54 colocadas em Estrela para combater o mosquito da Dengue. Foi no Bairro Oriental, rua Joaquim Nabuco, Travessa A casa cinco, no quarteirão 22.

DENGUE II - Segundo o Secretário da Saúde Elmar Schneider é uma campanha importante, “temos de conscientizar a população local a evitar que se crie este mosquito”. O trabalho foi efetuado num raio de 300 metros desta armadilha, vários moradores foram visitados e os moradores foram orientados e conversaram sobre o papel de cada um.

DENGUE III - As larvas se criam na água empossada em pneus velhos jogados em terrenos baldios, pratinhos de potes de flores e inclusive em potes de água para cães. Inclusive o lixo seco não deve ser jogado a esmo, pois com a chuva empossa água e as larvas podem aparecer.

DENGUE IV - A equipe que trabalhou ficou preocupada com o que encontrou - mais precisamente, com os locais que estavam propensos a criar larvas de mosquitos. Por isso amanhã o trabalho vai prosseguir na parte da manhã. Inclusive serão entregues folhetos na Feira de Produtores, Sinaleiras, em frente a Rodoviária, Supermercados e Padaria Bruxel. São pontos estratégicos.

Uma boa notícia para o Bairro Pinheiros, mas ainda não completa. Parece que já foi escolhido o local onde será construido o Posto de Saúde do Bairro, as obras devem iniciar nos próximos meses. Mas a confirmação definitiva do local será dada dentro de mais alguns dias, aguardemos.

Hilário Eidelwein, Secretário do Meio Ambiente de Estrela está satisfeito com a tecnologia de ponta usada no novo sistema de aviários. Ele disse que os aviários não tem mais tela, são totalmente modificados e refrigerados e a novidade está em Novo Paraiso. “Agora vem mais tecnologia, vai ser no setor de bovinocultura e o primeiro licenciamento será na Linha Geraldo”, afirmou. Estrela novamente na vanguarda.

Falando em Hilário: Ele disse que o recolhimento de lixo no final de 2015 e início deste ano, está ocorrendo normalmente. Concordo. E provavelmente em fevereiro será licitada a construção da nova célula de rejeitos, que vai receber material que não pode ser reciclado durante um bom tempo, mais precisamente, nos próximos 10 anos.

O Secretário da Educação Marcelo Mallmann me passou uma boa informação: A Creche Espaço de Sonhos, do Bairro Pinheiros, deve ser inaugurada na primeira quinzena de fevereiro. “Nos próximos dias vai ser marcada a data oficial”, informou. Falta pouca coisa, apenas a confirmação de pequenas questões burocráticas. Daí em diante, termina em Estrela a lista de espera para famílias colocarem suas crianças em creches. E vai sobrar vagas.

Passei na escadaria junto a ex-Polar e o Secretário de Obras Jorge Both estava conferindo de perto o final das obras de canalização para as águas não interferirem mais no calçamento da rua. E nova calçada está sendo feita também. Realmente o local está a cada dia atraindo mais gente. 

E segundo o Prefeito Rafael Mallmann, vai ser feita nova licitação no final deste mês, para que alguém venha a assumir a cafeteria construída no local. Aliás, ela está pronta e ficou muito bonita, chama realmente a atenção. O pessoal que vai lá para tomar chimarrão, está esperando ansiosamente para que a cafeteria inicie também o atendimento. Para quem não viu ainda, vale a pena dar uma espiada.

Nenhum comentário: