Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO de 31.12.15 - Jornal Nova Geração


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO de 31.12.15 - Jornal Nova Geração

FRASE: “Que 2016 seja um ano que possamos ter o melhor para nós e para todos os nossos amigos” (Paulão Scheeren, vereador do PPS).

Prefeito Rafael Mallmann só vai entrar em férias dia 15 de janeiro. Só por 15 dias, depois volta com as mangas arregaçadas porque está com muita coisa boa pela frente para fazer. E em fevereiro, o vice Valmor Griebeler vai tirar as suas férias e descansar um pouco. 

Sobre o que o Prefeito tem pela frente em 2016: O que mais anima muitos moradores, é a pavimentação do acesso à Linha Geraldo e Arroio do Ouro. Segundo Rafael, já em janeiro iniciam os processos licitatórios. Para a alegria geral.

E os moradores do Bairro Pinheiros também estão muito satisfeitos, aguardando ansiosamente o mês de fevereiro. Falo das famílias que tem criança pequena. É que quando reiniciarem as aulas, também será inaugurada a nova creche de Estrela, no Pinheiros. Daí em diante não existirá mais fila de espera.

Falando em Bairro, a Boa União vai ter seu mini-hospital, isto é, o novo Posto de Saúde também no próximo ano. As obras estão em fase de conclusão e a inauguração deve ocorrer entre os meses de março e abril. Em breve será anunciada a data.

Prefeito Rafael Mallmann também comentou a segunda etapa da Escadaria de Acesso ao Rio Taquari, junto a ex-Polar. A licitação para quem vai explorar a cafeteria construída no local, já foi feita esta semana. Mal posso esperar que ela abra, pois assim já é muito legal ir até o local, tomar chimarrão, imaginem com uma cafeteria funcionando no local. E o Prefeito também está batalhando por recursos nos Ministérios, para o término da terceira etapa do local, que deixará tudo ainda mais maravilhoso.

Falando em licitação: No início do ano também será feita uma para concluir o prédio onde funciona atualmente a Secretaria da Saúde, no Bairro Oriental. A parte que falta concluir é a de baixo, que vai então abrigar a Secretaria e a parte de cima abrigará então o Posto de Saúde Central, que hoje fica na Rua Coronel Brito. Segundo o Prefeito, depois de iniciada a obra vai demorar mais ou menos meio ano para ficar concluída porque grande parte do prédio já está pronta.

A CACIS, apesar do recesso que ocorre normalmente nos dois primeiros meses do ano, vai ter várias reuniões de planejamento em Janeiro e Fevereiro. Segundo o presidente Verno Arend, a entidade planeja ter um 2016 ativo, com muito trabalho e tem meta de atingir vários objetivos.

O Secretário da Administração e Recursos Humanos Henrique Lagemann encerrou o ano com muito trabalho. Durante esta semana, tivemos muitas alterações. Por exemplo: A Secretaria da Agricultura agora funciona onde era antigamente a CEEE no início da Rua 13 de Maio. O Almoxarifado, que funcionava no local, agora está no prédio onde era anteriormente o Mercado Esquinão, ao lado do novo Posto de Saúde no Bairro Boa União, na Rua João Lino Braun 720. “Ele não vai mais ser instalado na construção próxima a Ambev no Bairro dos Estados, trocamos de local”, disse o Secretário. 

Por outro lado, Henrique Lagemann informou ainda que a Poupa Tempo, mais o Setor de Telefonia, Procon, Central de Carteiras de Identidades e outros serviços, também trocaram de local. Tudo era na Rua 13 de Maio ao lado do Sine e agora mudaram para o outro lado da rua, onde funcionava a Emater. “A Emater e a Adere agora estão também na ex-CEEE onde funciona a Secretaria da Agricultura, disse o Secretário. Realmente foi um final de ano com muita atividade.

Já o Secretário de Obras Jorge Both me disse que as primeiras semanas do ano de 2016 serão um pouco mais calmas, porque foram transformadas em um período de férias para um bom número de funcionários da secretaria. “Mas fevereiro será um mês do reinício das obras, teremos várias frentes de trabalho”. Realmente, os funcionários da Secretaria de Obras merecem um descanso em conjunto, porque novembro e dezembro foram dois meses de muita atividade, não só devido as festas de fim de ano mas para colocar em dia os estragos das intensas chuvas que tivemos. 

Falando em chuvas: O Cleto Werle vem aí com mais informações: Entre os dias sete e 11 de janeiro vai ser uma loucura, toró em cima de toró de água. “Serão chuvas muito fortes”, afirmou. E segundo o Cleto os meses de janeiro a maio serão de muito risco de acabarmos por ter cheias. Então vamos nos preparar, porque ele não erra nunca.

O vereador Paulão Scheeren (PPS) entrou com um Projeto de Lei, dando Título de Cidadão Estrelense para Erci Albarello. A Comissão Interna já avaliou e ninguém foi contra. A Sessão Solene em que será dado o Título acontece dia 28 de março próximo.

Cristiano Nogueira da Rosa, atual Diretor de Hidrovias do RS me informou que em final de março, reassume sua cadeira na Câmara de Estrela, substituindo Luiz Fernando Schneider (PMDB). Também retornam os atuais Secretários Municipais Marco Wermann (PT) no lugar de Gérson da Silva, e José Alves (PTB) no lugar de Paulo Birck. É que 2016 é ano eleitoral e fim de março é o último prazo para que os titulares voltem aos seus cargos no Legislativo Municipal. 

Muitos acharam que na segunda-feira a Sessão da Câmara poderia vir a ser suspensa novamente, por falta de energia elétrica. É que um poste, ao lado do prédio do Legislativo, quase caiu na tarde, ficando seguro pelos fios. Dá para ver na foto. A AES Sul foi avisada e disse que viria resolver o problema em tres horas. Na segunda-feira, claro, mas ninguém apareceu. Ainda bem que o poste não caiu.

Agora os vereadores de Estrela estão em férias, retornam no final de janeiro. Com a nova mesa: Presidente Adriano Sheeren (PSB), vice Andreas Hamester (PP) e secretário Felipe Schossler (PPS).

Nenhum comentário: