Cerveja Polar - História da Fábrica em Estrela












Memorial da Aepan-ONG 

A nossa cervejaria foi fundada em 10 de outubro de 1912 sob o nome de “Sociedade em Comandita Júlio Diehl & Cia”. A 20 de outubro de 1912 reuniram-se os fundadores da firma, para procederem a 1ª chamada de capital. A 22 de outubro era feito o primeiro depósito no extinto Banco Pelotense. A 24 de outubro, eram adquiridos, de Ruschel e Irmãos 3 terrenos, no valor de então “Quatro Contos de Réis”, conforme escritura feita pelo então notário Adolfo M. Ribeiro. A empresa Júlio Diehl & Cia foi oficialmente registrada a 16 de abril de 1914. A cerveja Aurora foi uma das primeiras marcas da empresa.
Mais tarde, a cervejaria passou a denominar-se Kortz, Dexheimer & Cia, tendo como sucessor Luiz I. Mussnich. Após seu falecimento passou a denominar-se Viúva Luiz I. Mussnich. Já em 1945, sob a razão social de Cervejaria Estrela S/A, a empresa foi incorporada por um grupo de santa-cruzenses, tendo como incentivador o Senhor Jean Hanquet. Neste ano a cervejaria passa a denominar-se Polar S/A. 

No ano de seu cinqüentenário (1962) a empresa exibia comercial da cerveja marca “Casco Escuro” com o slogan: “Polar criou, a nação inteira consagrou” ou “A cerveja mais cerveja do Brasil”. Nesta época era produzida ainda a cerveja Polar Chopp em garrafa ou barril lançada em 1957, Guaraná Frisante, Água Estrela, Soda Laranja, Gasosa Cristal e Água Tônica. No ano do Jubileu de Ouro a cervejaria de Estrela tinha como Gerente o Sr. Odilo A. Thomé, Assistente de Diretoria o Sr. Flávio Jaeger e Ispetores de vendas os Srs. Armindo Scheibe, Oscar Chaves Garcia e José Valeriano Moraes. Técnicos Petar e Dragutin Hirtenkauf. Administração Comercial de Arnaldo J. Diel. Nesta época a empresa procedeu a embarques para Ceara e Maranhão entre outros estados do Brasil. Em 1962 os impostos recolhidos pela cervejaria foram de CR$ 70.000,000,00 (setenta milhões de cruzeiros).

Em 1972 a Polar S/A é adquirida pelo Grupo Antarctica Paulista e a partir desta data recebe grandes incentivos do município como doação de áreas de terras em 1973 e 1987. Empregava em torno de 800 cervejeiros. 

Em 1995 triplica o lucro da Antarctica/Polar no Rio Grande do Sul chegando a R$ 46.853.000,00 (quarenta e seis milhões oitocentos e cinqüenta e três mil Reais). Neste ano os cervejeiros receberam participação nos lucros da empresa.

Em 1997 aprofunda o processo de reestruturação produtiva iniciado em 1992. Em 02 de julho de 1999 eclode a notícia da Mega-Fusão das maiores cervejarias do Brasil, ou seja, Brahma e Antarctica, efetivada em 19 de abril de 2000 após aprovação do CADE. Em 2001 a empresa fecha aos poucos em Estrela. Em 2002, demissão em massa de cervejeiros. Em 2004 a Ambev noticia aliança Global com Interbrew de Bruxelas. No mesmo ano denúncias de amônia em Estrela. Em 20 de abril de 2006 a multinacional Ambev anunciou a desativação da fábrica de cervejas de Estrela. Em outubro de 2007 se estivesse em operação a cervejaria completaria 95 anos.

Em janeiro de 2007, autoridades do município de Estrela prestigiaram a nova Indústria Cervejeira Prost Bier, localizada na BR-386, Bairro Imigrantes, Os convidados apreciaram o chopp Pilsen, suave e mais leve para o verão.

Pesquisa: Airton Engster dos Santos
Publicado no Jornal Folha de Estrela

3 comentários:

ayrton gaúcho disse...

Uma dúvida... até o lançamento da Casco Escuro, as garrafas eram brancas? Obrigado.

Anônimo disse...

Onde tá a fórmula da guaraná?? Tem alguem c ela ! AmBev ou particular , gostaria de saber . Com.pro a fórmula

Anônimo disse...

Exatamente! O Sr. Dragutin Hirtenkauf começou a fazer testes com as garrafas escuras e verificou que as mesmas mantinham as propriedades da cerveja melhor comparativamente com as garrafas claras. Par não mudar imediatamente o padrão das garrafas escuras para as outras cervejas lançaram inicialmente a cerveja Casco Escuro para ver a aceitação. Como foi boa, então o padrão passou a ser a garrafa escura.