Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO- Jornal Nova Geração de 11.12.15


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO- Jornal Nova Geração de 11.12.15

FRASE: “Trabalhamos para construir o futuro, mas quaremos também reativar o passado” (Prefeito Rafael Mallmann).

Sair à noite em Estrela, realmente está uma maravilha. Tanto no centro como nos bairros. Como foi previsto aqui na Coluna, a iluminação natalina realizada pela Primeira Dama Carine Schwingel e sua equipe evoluiu ainda mais, está mais linda que ano passado. E algo que chama a atenção é o Pinheiro de Natal, no Pórtico de Entrada de Estrela - que coisa diferente, está agradando a todos. E uma coisa ótima: Tudo isso está animando a população, que está também colocando mais luzes coloridas nas suas casas. Parabéns! Realmente os elogios que a gente ouve em municípios vizinhos sobre a beleza da decoração natalina de Estrela, estão corretos. E com isso, quem leva vantagens é o comércio daqui que começa a receber mais clientes de fora.

Mas uma coisa fantástica, é a tela 3D em frente a Prefeitura. Conforme foi informado em primeira mão aqui na Coluna, realmente isso é inédito no Estado e praticamente no Brasil. Quem ainda não viu, fica aqui o convite: O que é apresentado ali, não tem como a gente comentar para quem ainda não viu. Por isso, aproveitem, vale a pena mesmo. A propósito: O prefeito Rafael Mallmann está muito satisfeito com o público presente nos eventos de Natal no centro, “realmente Estrela está brilhando”. E ele também elogiou as famílias que estão ornamentando suas casas, aguardando a chegada do Papai Noel.

Boa notícia: O asfaltamento da rua João Fell, que vai ligar a Rota do Sol à BR 386, no bairro Pinheiros, está quase pronto. E quanto a rótula que deverá ser feita no local, segundo o prefeito Rafael Mallmann tudo já está protocolado na EGR. Portanto em breve teremos novidades sobre o assunto. E quanto ao asfaltamento das ruas Coronel Müssnich e Bruno Schwertner, sua pintura deverá ser feita nos próximos dias. Tem que esperar até o asfalto fique firme, para não absorver a tinta.

Cooperativa Languiru foi homenageada pelos seus 60 anos, pela Câmara de Vereadores por iniciativa de Paulo Scheeren (PPS). Dirceu Bayer, presidente que usou da Tribuna, fez a primeira citação a Elmar Schneider, dizendo que ele teve uma trajetória importante, pois ajudou muito a Cooperativa quando foi deputado. O prefeito Rafael Mallmann disse que ela é uma marca consolidada na Região, “é nossa filha, começou em Estrela”, afirmou.

O Secretário da Habitação José Alves está satisfeito: Dia 19 acontecem os sorteios para a entrega de 250 casas do Nova Morada. As pimeiras 150 casas do Nova Morada Um será na parte da manhã e as 100 casas do Nova Morada Dois será na parte da tarde. Tudo no CTG Raça Gaudéria, bairro Boa União. O sorteio será feito pela Caixa Econômica Federal e Sedesth e os que ficarem na fila deverão aguardar a Nova Morada Três, mais 129 casas que deverão ser construídas a partir de fevereiro ou março. “Vai ser zerado o déficit de moradias em Estrela”, afirmou o secretário.

O secretário da Saúde Elmar Schneider reorganizou o calendário de recadastramento dos cartões do SUS. Nos bairros Moinhos e Indústrias será até o fim de fevereiro. Auxiliadora, Cristo Rei e Alto da Bronze durante o mês de março. Estados, Oriental e Centro, será em abril. Boa União, Pinheiros e Imigrante, meses de maio e junho.

No interior será assim: dia cinco de março na escola Arnaldo J. Diehl para Linha Lenz, Wink, Novo Paraiso e São José ou durante o mês na Secretaria. Dia dois de abril na escola Pedro José Schmitt para Delfina, Arroio do Ouro, Toca do Leão, Figueira e São Luiz ou durante o mês na secretaria. Sete de maio na Escola La Salle para São Jacó Baixa, Santa Rita, Glória, São João do Bom Retiro e Porongos. Junho é na Escola José Bonifácio de Costão, São José, Chá da Índia, Geraldo e Wolf. “Assim não precisarão fazer filas na Secretaria da Saúde”, afirmou.

O Secretário do Meio Ambiente de Estrela Hilário Eidelwein junto com Arly Volken participaram do Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água. O objetivo é conservar o ambiente para produzir melhor. Isso ocorreu em Porto Alegre, no Palácio Piratini. Segundo Hilário, foi ótimo porque tudo veio ao encontro do que Estrela já está fazendo de forma correta. A propósito: Os dois participantes de Estrela deste programa, foram os únicos do Vale do Taquari. Ninguém mais foi. 

Por outro lado, semana passada houve o 2º Encontro de Qualificação de Gestão Ambiental Municipal, resolução do Consema sobre o impacto local. Participação da Fepam, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Amvat e Famurs - e Secretaria do Meio Ambiente de Estrela, claro. Segundo Hilário a primeira etapa foi em Anta Gorda, a segunda em Dr Ricardo e a terceira será em Estrela, mês de março.

Boa informação no que se refere ao setor de Saúde: Até o dia 15 deverá ser aberta a licitação para a conclusão da parte térrea do prédio onde hoje está a Secretaria, no bairro Oriental. Ela ficará na parte de baixo e na parte de cima ficará o Posto Central que hoje está na Rua Coronel Britto, num prédio alugado.. “Temos que ter visão de futuro”, disse o secretário Elmar Schneider.

Incrivel como está agradando a população, o conjunto de atrações na Praça Menna Barreto. O que tem de novidades ali também referene a gastronomia... Realmente Estrela está mostrando para o Vale do Taquari a melhor programação de Natal que já aconeceu na Região.

Mal posso esperar a abertura oficial para o público, da cafeteria junto a Escadaria de Acesso ao Rio Taquari, junto a ex-Polar. Fui de novo lá dar uma olhada para ver como está a obra. Nem dá para comentar, só olhando mesmo. Quando ela estiver aberta, além de irmos ao local tomar um chimarrão, poderemos também tomar um cafézinho ou um refri. Tomara que isso acontece logo.

Nenhum comentário: