Prefeitura de Estrela investe na prevenção à saúde


A dona de casa Rosângela de Oliveira de Andrade (40), que mora na Rua dos Marinheiros, no Bairro Moinhos, foi uma das pacientes atendidas na Unidade Móvel de Saúde na terça-feira (17) à tarde. Ela aproveitou a iniciativa da Secretaria da Saúde, através do ESF Moinhos, para fazer exames de mama e de glicose, e revisão com a dentista. E aprovou a ação que, conforme a coordenadora do ESF, Márcia Bünecker, visa essencialmente a prevenção da saúde dos moradores, o que nem sempre é possível realizar no dia-a-dia da unidade do bairro. Conforme Rosângela, iniciativas como esta, que leva a Unidade Móvel ao bairro, devem se repetidas mais vezes, pois facilita o acesso aos serviços, mesmo que o posto não seja tão longe da sua residência.

Dorilda Antunes de Oliveira (43), que também mora na Rua dos Marinheiros, igualmente aprovou a ação. Ela é usuária do ESF Moinhos, mas o fato de a unidade estar mais perto de sua casa a motivou a procurar os serviços oferecidos na tarde de terça-feira, que mesmo chuvosa levou grande número de pessoas ao local. Entre elas, alunos do 5º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Moinhos, que receberam informações sobre saúde bucal. “Fica mais prático vir aqui e deveria ocorrer mais vezes”, diz Dorilda, que fez revisão com a dentista e mediu a pressão.

Uma equipe com médica, enfermeira, técnica em enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal e servidora da área administrativa estava à disposição dos moradores. “Nossa proposta é estarmos mais próximos da população. O foco é a prevenção, que é o objetivo do Estratégia Saúde da Família”, ressalta a coordenadora. Segundo ela, uma próxima atividade com a Unidade Móvel de Saúde está agenda para o dia 3 de dezembro, junto ao Cemai da Pinguela, a partir das 14h, quando exames e outros serviços serão oferecidos aos moradores.
Já no último sábado (14) ocorreu, no Posto de Saúde Central, o Dia da Saúde, com atividades voltadas a homens e mulheres, em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul. A unidade ofereceu, aos usuários, exames pré-câncer, atualização das carteiras de vacinação, consultas de enfermagem e verificação de pressão; agendamentos e encaminhamentos. Além disso, conforme a coordenadora da Unidade, enfermeira Maristela Morchbächer, gestante e homens participaram de grupos de conversação, com orientações sobre saúde. Ela informa que novas ações serão realizadas pela unidade, sempre visando à prevenção, que é o objetivo maior da saúde pública.

Nenhum comentário: