Fazenda Fraise se destaca na produção de morangos em Estrela-RS


Localizada em Novo Paraíso, no interior de Estrela, a fazenda Fraise se destaca na produção de morangos utilizando modernos equipamentos e técnicas de manejo. Os morangos – das variedades Albion e San Andréas – são produzidos em ambiente protegido, com estufas de estrutura metálica e sistema de irrigação automatizado em sistema sobre bancadas, chamadas de “slabs”, que contêm composto neutro preparado para o cultivo. Na últimaquinta-feira (12) o secretário da Agricultura, José Adão Braun, e o assessor da Smag, HelmuthScholz, visitaram a fazenda. Recebidos pelos sócios Luiz Pianta, Márcia Kartsch e Marlove Kartsch, eles tiveram a oportunidade de conhecer todo o sistema de produção.

Na estufa de mais de 2,8 mil metros quadrados, que comporta 36 mil pés de morangos, a produção, que se iniciou há três meses, chega a 500 quilos por semana. Os frutos são selecionados e embalados na própria fazenda, que depois de colhidos – quatro funcionários trabalham no local – ficam em ambiente climatizado. Outro diferencial da Fraise é o recolhimento e armazenamento da água da chuva para a irrigação. Além disso, com o ambiente protegido é possível realizar o controle físico e biológico de pragas, reduzindo a aplicação de defensivos. 

O projeto da fazenda começou a ser implantado há um ano. Inicialmente a atividade prevista era a criação de aves, que foi inviabilizada por questões legais. O interesse pelo cultivo de morangos foia opção escolhida pelos sócios, que já comercializam o produto em Estrela, Lajeado, Porto Alegre e Gravataí e já pensam na construção de novas estufas. 

Para o secretário José Adão Braun, investimentos como o da Fraise demonstram a qualidade e excelência do setor primário do município. “O investimento dos produtores, com apoio do poder público municipal, coloca Estrela num patamar de destaque na região e no Estado”, diz. Braun acrescenta que, além de setores como o leiteiro, de aves e suínos, que se sobressaem no município, outros vêm contribuindo para agregar renda, como a produção de hortifrutigranjeiros e criação de peixes, por exemplo. “E a Fazenda Fraise é um exemplo dessa qualidade e excelência”, enfatiza.

Nenhum comentário: