Defesa Civil de Estrela-RS - Grid/Ufrgs encerra oficina de percepção de riscos com moradores do Oriental


Grid/Ufrgs encerra oficina de percepção de riscos com moradores do Oriental 
Iniciativa teve apoio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Estrela 

Moradores do Bairro Oriental, em Estrela, participaram, nesta quinta-feira à noite (26.11), do último encontro com profissionais do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres e do Grupo de Gestão de Risco de Desastres (Grid) da Ufrgs. Foram três reuniões da “Oficina sobre percepção de riscos”, com o objetivo de compreender sua visão em relação às inundações e fazer um diagnóstico participativo dos problemas e reflexão sobre ações e atitudes que a própria comunidade poderá adotar para reduzir os impactos com as enchentes. O projeto faz parte de uma pesquisa na região da Bacia Taquari-Antas, e teve apoio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Estrela. 

Durante a atividade os moradores apontaram riscos relacionados ao gerenciamento de desastres, suas causas e responsabilidades, e também os problemas relacionados aos resíduos, como lixo e entulhos. Para cada item indicado foram atribuídas as responsabilidades, como a ação individual ou coletiva de agentes externos ao bairro, da natureza, ausência ou ineficácia das políticas públicas, ações individuais ou coletivas dos moradores. No último encontro, quando receberam os certificados de participação, eles já tomaram uma atitude concreta, visando não somente uma atuação mais efetiva quando ocorrerem enchentes, mas para buscar melhorias em geral, e vão articular a criação de uma associação de moradores. 

Avaliação positiva 
Para a servidora pública Andrelina Borges Schmidt (47), moradora da Pinguela, que participou da oficina, a iniciativa foi válida. Segundo ela, foi importante para que os moradores pudessem perceber questões do dia-a-dia, como lixo e animais, que muitas vezes não recebem importância. “Muitas vezes, o que achamos que é seguro hoje pode trazer problemas no futuro”, observa. Ela ressalta, também, a importância de compreender o compromisso do poder público e dos moradores. 

O coordenador municipal de Defesa Civil, Sandro Bremm, observa que o Oriental foi escolhido por ser um dos bairros mais atingidos pelas enchentes. “Queremos criar uma cultura, um comprometimento em relação às políticas públicas desenvolvidas, para que os moradores possam fazer parte deste processo. Uma iniciativa que já vai ocorrer a partir das discussões é a criação de uma associação de moradores, para atuar não somente quando ocorrerem enchentes, mas também em outras melhorias necessárias”, enfatiza. 

O resultado final do trabalho será repassado à Defesa Civil para que possa ser aplicado em outros bairros da cidade. A pesquisa está sendo feita em três dos 120 municípios da Bacia Taquari-Antas. Além de Estrela, também em Lajeado e Encantado. 

Texto e fotos: Paulo Ricardo Schneider 

Foto: Defesa Civil_oficina percepção de riscos
Legenda: Oficina teve o último encontro na noite de quinta-feira

Foto: Defesa Civil_oficina de percepção de riscos_Andrelina
Legenda: Andrelina considera válida a iniciativa para maior participação dos moradores

Foto: Defesa Civil_oficina de percepção de riscos 2

Nenhum comentário: