Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Jornal Nova Geração de 13.11.15


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Jornal Nova Geração de 13.11.15

MAGRA-INVENTIVA
Inicialmente as “colaborações” dos 
Senhores Vereadores, as PÉROLAS:

FELIPE (PPS): “A agricultura se mantém de sol a sol, ou hoje de chuva a chuva”.

FRASE: “O mundo é dividido em três tipos de pessoas: As que sabem matemática e as que não sabem” (Filósofo, no Salão do Hermes e do Leonardo).

Novos dados de satélite mostram que a seca no Brasil é pior do que se pensava, com o Sudeste perdendo 56 trilhões de litros de água em cada um dos últimos três anos, disse o hidrólogo da Nasa, Augusto Getirana. “É muito maior do que eu imaginava, com as mudanças climáticas, isso vai acontecer com mais e mais frequência”, afirmou. O país não tem uma falta de água absoluta, o problema é que o Sudeste depende de aquíferos e reservatórios locais, que não estão sendo reabastecidos devido à seca. Os dados não permitem que os pesquisadores façam previsões de quanto tempo a seca vai durar, mas os níveis de água continuaram a cair nos últimos meses. Vamos nos preparar... 
Semana passada tivemos a segunda etapa do Empreendedorismo Para o Desenvolvimento Sustentável, promovido pela Secretaria do Planejamento, Cacis, Câmara de Vereadores, Sebrae e Faculdade La Salle. A palestra foi de Rogério Mônego Malamut com o tema Entendendo Sobre Franquia - Para Começar Bem. Realmente achei muito interessante o que ele falou, nem se viu o tempo passar. A abertura foi do Secretário Marcos Wermann que também elogiou a palestra.

Fui conferir e realmente as obras do Posto de Saúde do Bairro Boa União - um verdadeiro mini-hospital - continuam em pleno andamento. “Tudo está dentro do estabelecido com a empresa contratada”, disse o Secretário da Saúde Elmar Schneider, que visita o local praticamente todos os dias. Satisfeito com o andamento disse que em breve tudo estará concluído. Outra obra é a reforma do Posto de Saúde do Bairro Imigrantes: Ali também tudo está andando normalmente e em breve deveremos ter data pra a sua conclusão. 

Falando em Saúde: O Prefeito Rafael Mallmann me disse que em breve deveremos ter início das obras da nova Secretaria da Saúde, onde também funcionará o Posto Central no bairro Oriental. Disse que estão sendo finalizados os projetos e depois será feita a licitação. 

Novidade: Em breve a Faculdade La Salle de Estrela vai estar bem maior. Segundo o Prefeito Rafael Mallmann, ela será transferida para o prédio da Ex-Polar. “Vai ficar umas seis vezes maior do que á atualmente, vai usar praticamente toda a parte frontal do prédio”, informou. Realmente ótima notícia.
Segundo o Secretário do Meio Ambiente Hilário Eidelwein, o recolhimento do lixo continua normal. Foi refeito o contato emergencial por mais 60 dias. “Até seu final será feita a licitação para confirmar definitivamente a nova empresa”, informou.

Secretário do Planejamento Marco Wermann deu uma ótima notícia: Semana que vem inicia o recapeamento do asfalto da Rua Coronel Brito e Bruno Schwertner, desde a Ponte Alta do Oriental até a Parque Princesa do Vale. E está sendo analisada também a colocação de asfalto no trecho entre a rótula junto ao Parcão até a entrada da Ex-Polar, deixando tudo de forma impecável. 

Rogério Heemann, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais informou que em 2016 acontece em Estrela a comemoração do Dia Internacional da Mulher. Será a 18ª edição, promoção da Regional dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Vale do Taquari. “Vai acontecer dia oito de março com a participação de todas as mulheres de nossa Região”, afirmou.

O próximo presidente da Câmara de Vereadores de Estrela, para o ano de 2016, será Adriano Scheeren (PSB). Na verdade, deveria permanecer o atual Ernani de Castro, mas ele vai renunciar segundo um acordo existente. Restante dos integrantes da mesa sai em breve.

Em breve teremos mais um Posto de Gasolina em Estrela. Será de gasolina, álcool e diesel e será instalado na curva de acesso ao Bairro Auxiliadora. Pertence a Famíia Scheeren, que já tem um posto atualmente no Bairro das Indústrias.

As duas enchentes que tivemos mataram pouco mais de 50% dos pés de bergamota plantados na baixada do Bairro Imigrantes pelo vereador Élio Kunzler (PTB). “Tinha 70 mas não tem problema, ano que vem vou replantar tudo. Começo em maio e termino em fim de agosto”. Realmente ele quer deixar a população bem servida com estas frutas cítricas. Tomara que tenha ajuda no replantio.

Rádio Studio esteve na Tribuna Livre da Câmara com seu fundador André Sauter, gerente Pierre Lawall e locutor Airton Engster dos Santos. André fez um amplo relato das atividades e fiquei satisfeito por ter sido citado. É que já há vários anos, faço um comentário semanal nas terças feiras as 9h30min. 

SUS I - O Secretário da Saúde Elmar Schneider me informou que apesar de Estrela ter cerca de 33 mil habitantes, tem mais de 49.000 cartões do SUS registrados. Por isso ele vai atualizar isso com um recadastramento, para que os estrelenses tem seus direitos em dia. “O cartão do SUS é um documento oficial”, afirmou. Por isso não é correto que tantas pessoas de outras cidades façam de conta que moram em Estrela. Deve ser porque aqui temos o melhor setor de saúde da Região.

SUS II - Por isso o recadastramento inicia dia 21, sábado da próxima semana no Posto de Saúde do Bairro das Indústrias. O recadastramento será das 9h até as 16h. Teremos também das 7h até as 12h testes rápidos de HIV, Hepatite C e Sífiils e coleta Panicolau - pré câncer. Dia 29 será no Posto de Saúde do Bairro Marmitt/Moinhos também das 9h até as 16h.

SUS III - Os adultos, para se recadastrar devem levar o RG, CPF, comprovante de endereço EM SEU NOME. Ou seja, devem levar conta de água, luz ou contrato de aluguel para provar que moram em Estrela. Pode ser também declaração registrada em cartório, fornecida pelo proprietário do imóvel. Se for menor tem que levar RN, certidão de nascimento, comprovante de endereço. Todas as primeiras vias ou em caso de declaração, estará sujeito a análise e a entrega ocorrerá no prazo de 15 dias.

Nenhum comentário: