Prefeitura de Estrela - Meio Ambiente participa de encontro para qualificação da gestão


Mais de 40 pessoas, entre prefeitos, secretários e técnicos da área do meio ambiente de 17 municípios da região participaram, no último dia 21 de outubro, do Encontro para Qualificação da Gestão Ambiental Municipal. Promovido pela Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, abordou temas como o licenciamento ambiental, educação ambiental e resíduos sólidos e licenciamento da mineração. Foram fornecidas também orientações sobre o licenciamento em loteamentos industriais. 

O secretário do Meio Ambiente de Estrela e representante regional no Conselho dos Dirigentes Municipais do Meio Ambiente da Famurs ressalta a importância do encontro para a capacitação dos profissionais e o entrosamento entre a Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Fepam e prefeituras. Conforme Hilário Eidelwein, a parceria entre estes órgãos proporciona mais segurança aos técnicos das prefeituras. “A secretaria e a Fepam têm sido parceiras dos municípios, buscando uma integração maior com as prefeituras”, ressalta. 

A programação, que se estendeu por todo o dia, contou com palestras sobre o licenciamento de açudes, criação de peixes e suinocultura; Educação Ambiental e Resíduos Sólidos: biodiversidade, ações de integração entre a área ambiental e educação e demais secretarias, e licenciamento ambiental da mineração. Foram prestadas também orientações sobre o licenciamento com ênfase em loteamentos industriais quanto à Resolução Consema 288/2014. 

O evento teve apoio da Amvat, através do Conselho dos Dirigentes Municipais do Meio Ambiente; Famurs, Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Gaúcha de Municípios e União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs). 

Nenhum comentário: