Lançado em Estrela programa para fortalecer a cadeia produtiva do pescado


Lançado em Estrela programa para fortalecer a cadeia produtiva do pescado

Município sediou o 1º Dia Estadual do Peixe, que reuniu produtores e técnicos de diversas cidades do RS 

Mais de 240 pessoas participaram, hoje pela manhã (23), no Centro Comunitário Cristo Rei, em Estrela, do 1º Dia Estadual do Peixe, que teve como ponto alto o lançamento, pelo Governo do Estado, do Programa Integrado de Pesca e Aquicultura. O objetivo é popularizar o consumo do pescado no Rio Grande do Sul, incentivando o incremento da produtividade e a produção sustentável. 

O programa, conforme explicou o diretor do Departamento de Pesca e Aquicultura da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ricardo Núncio, seguirá uma série de passos visando sua implementação.

A partir da escolha dos municípios e dos beneficiários deve haver a aprovação dos Conselhos Rurais dos municípios. A elaboração dos projetos caberá a Emater/RS e, deverá também ser assinado um termo de cooperação com as prefeituras, as quais receberão máquinas do Estado, sob a forma de concessão, para execução dos serviços. A manutenção, combustível, operador e licenciamento são responsabilidades dos municípios que participarem do programa.

Núncio apresentou as principais metas, como a implantação de viveiros de piscicultura; qualificação profissional (assistência técnica, custos de qualificação, implantação de unidade de referência e eventos de divulgação); logística e comercialização (implantação de pontos de venda em feiras de produtores; apoio à agroindústria e cooperativas de pescado); implantação de uma política estadual de pesca e aqüicultura, com a elaboração do Plano Estadual, para definir o zoneamento e sua segurança jurídica com legislação específica para o setor.

O encontro, com mais de 30 municípios representados, contou com apresentação de ‘cases” de sucesso de Santa Maria (projeto Caminhão do Peixe), Roca Sales e Estrela (Feira do Peixe). O ato de lançamento contou com a presença do prefeito de Estrela, Rafael Mallmann; do secretário-adjunto de Desenvolvimento Rural, pesca e Cooperativismo, Iberê de Mesquita Orsi; gerente técnico da Emater/RS, Walmir Netto Wagner; prefeito de Salto do Jacuí e presidente da Associação Nacional dos Municípios sedes das Usinas Hidrelétricas, Altenir Rodrigues da Silva; Laudir Luis Auzani, representando a Universidade de Passo Fundo, e Márcio Mallmann, representando os piscicultores do Estado.

Na ocasião ocorreu a assinatura de convênio entre a Universidade de Passo Fundo e a Associação Nacional dos Municípios sedes das Usinas Hidrelétricas para a implantação de um programa de desenvolvimento da aquicultura em tanques-escavados e tanques-rede em águas da União no Estado, nos lagos das usinas. O 1º Dia estadual do Peixe foi promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Rural; Famurs; Emater/RS, Universidade de Passo Fundo e Governo de Estrela, através da Secretaria de Agricultura.

Texto: Paulo Ricardo Schneider

Nenhum comentário: