Estrela-RS - Escola de Ensino Médio de Estrela forma Brigada de Emergência





A simulação de um incêndio, com a realização de exercícios de evacuação do prédio, encerrou, nesta quarta-feira (14), capacitação realizada na Escola Estadual de Ensino Médio de Estrela para a formação de sua segunda Brigada de Emergência. Vítimas previamente maquiadas (com queimaduras, politraumatismo, ferimentos perfurantes) foram atendidas e encaminhadas para um posto médico avançado para triagem e encaminhamentos. Exercícios de túnel de fogo, cabine de fumaças, práticas reais em fogo com manejo de extintores de incêndio e outras técnicas de controle foram realizadas. 

Um grupo de 40 alunos foi preparado, por meio de palestras e atividades práticas, para atender a emergências, atuando na proteção, prevenção e combate a princípios de incêndios e outras situações, inclusive para o rápido e seguro abandono do prédio, além de prestar os primeiros socorros, resgate e salvamento, quando ocorre um sinistro.

A iniciativa faz parte do projeto “Escola Resiliente”, da Organização das Nações Unidas (ONU), de reconhecimento a quem desenvolve, capacita e prepara pessoas para agirem em condições adversas. 

O projeto teve início no ano passado, quando foi formada a primeira turma. A atividade tem apoio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Estrela. Conforme o coordenador, Carlos Alessandro Bremm, o objetivo é estimular a formação das Brigadas de Emergência em todas as escolas do município. A capacitação realizada na Escola de Ensino Médio foi ministrada pelo bombeiro Felipe Barth, que é especialista em resgate e salvamento pela Cruz Vermelha Internacional, e por Pedro Valdir Pereira, consultor em Saúde e Segurança do Trabalho, instrutor de treinamentos credenciado pelo Corpo de Bombeiros e técnico internacional em emergências químicas.

Nenhum comentário: