Empresários defendem gestão compartilhada em Fórum da La Salle Estrela


Empresários defendem gestão compartilhada em Fórum da La Salle

Gestores enfatizaram que compartilhar ideias é a maneira mais eficaz de conduzir colaboradores num mundo em transição

Compartilhar ideias e saber delegar funções, este foi o cerne do 6º Fórum de Ensino Superior que a Faculdade La Salle promoveu na sexta-feira (23) no auditório da Instituição de Ensino Superior (IES). O evento, que teve como tema “Gestão de Pessoas num mundo em transição: valores, perspectivas e compartilhamentos”, trouxe os relatos de cinco personalidades que são referência em sua área: o presidente da Associação Comercial e Industrial de Estrela (Cacis), Verno Arend, diretor das lojas Delai, Irno Delai, diretora do Hospital de Estrela, Irmã Teresia Steffen, diretor executivo do Sicredi Ouro Branco Neori Abel e o secretário da Agricultura de Estrela, José Adão Braun. Eles defenderam a ideia da gestão compartilhada, aquela em que se delega funções entre os colaboradores à medida que eles vão amadurecendo como profissionais. De maneira assertiva, propuseram que o gerenciamento de pessoas deve ser participativo e aberto. O Fórum foi mediado pelo estudante de Administração, João Braun.

Proprietário de uma empresa com 20 funcionários, Arend enfatizou que gosta debater com o grupo as soluções a ser dadas em sua fábrica. Administrar com as pessoas é sua maneira de ser. “Muitas vezes chego ao limite da intimidade e isso faz com que as pessoas se sintam parceiras do processo.”

Já Neori Abel, que tem na sua retaguarda a gestão de 240 funcionários do Sicredi Ouro Branco defendeu a liderança situacional, aquela que depende do grau de maturidade e da compreensão do colaborador. “O gestor tem que ter a sensibilidade de aplicar uma liderança adequada para o nível de amadurecimento do colaborador.” A um funcionário que recém está chegando a empresa e não a conhece, não é possível exercer uma liderança delegada. “À medida que os parceiros vão amadurecendo e conhecendo melhor a empresa, o estilo de liderança a ser aplicado é o do compartilhamento, da autogestão.”

Para o secretário da Agricultura José Adão Braun, é preciso gerir sabendo transferir responsabilidades. “Cada pessoa deve ser responsável pelo seu setor e é assim que tem de funcionar. Aplico essa iniciativa no decorrer da minha vida e tem dado certo.”

Com cerca de 400 colaboradores no Hospital de Estrela, a irmã Teresia Steffens lida com esse “batalhão de gente” mantendo um perfil participativo. Irmã Teresia gosta da política de portas abertas e da transparência e assim assume o compartilhamento com todos. “O funcionário mais distante pode fazer um plano de ação solicitando uma melhoria. É necessário para nós que o Hospital funcione assim 24 horas.”

O estilo de gestão familiar de Irno Delai reflete diretamente em seus funcionários e nos clientes para os quais ele comercializa suas roupas. O diálogo franco e o ambiente de felicidade são “itens” essenciais em seu cotidiano. “Nós queremos que nosso dia, em nossas lojas, seja igual a de uma família, dentro de um ambiente de bem estar e felicidade que vão gerar comprometimento.”

Nenhum comentário: