CIC VT e Prefeitura Municipal de Muçum buscam apoio para tornar viável a construção da hidrelétrica no município.


CIC VT e Prefeitura Municipal de Muçum buscam apoio para tornar viável a construção da hidrelétrica no município. 

O assunto foi discutido durante uma reunião na Câmara Municipal de Vereadores. 

Cerca de 50 pessoas participaram do encontro na noite da terça-feira, dia 27 de outubro, entre elas, empresários, comerciantes, políticos, agricultores e ambientalistas da região. A reunião foi promovida pela Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC VT) com apoio da Prefeitura Municipal de Muçum. 

O objetivo foi socializar a informação, como garantiu o presidente da CIC VT, Ito Lanius. “Nós viemos aqui para informar à população. A entidade regional quer que as lideranças locais se envolvam também no projeto. Vamos deflagrar um movimento para a construção da hidrelétrica. ” O prefeito de Muçum Lourival de Seixas também ressaltou que a união de esforços pode fazer a diferença nesse projeto que é fundamental para o desenvolvimento do município. 

O diretor de Geração de Energia da Certel, Júlio Cesar Salecker explicou como está o andamento do projeto para a construção da hidrelétrica que seria a maior do Vale do Taquari. De acordo com a proposta, a usina vai ter capacidade para gerar 79,05 megawatts, energia suficiente para abastecer uma população de 240 mil pessoas. O custo da obra é de R$330 milhões de reais. 
Júlio mostrou quais seriam os benefícios para a região com a instalação da hidrelétrica.
- Geração de empregos 
- Desenvolvimento da economia 
- Nova fonte de renda com o turismo 
- Compensação financeira pelo uso da água 
- Aumento do índice de retorno de ICMS 
- ISSQN durante a obra 

O diretor destacou ainda que a Certel se interessou pelo projeto, por isso fez o inventário aprovado pela a ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica em 2011. Antes disso, em 2008, a Cooperativa entrou com um processo na Fepam para conseguir a licencia prévia. Mas o projeto para a construção de hidrelétrica foi indeferido pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental em dezembro de 2014. O argumento seria que a usina estaria em local impróprio, sujeito a causar danos ambientais. 

A Certel, no início deste ano, entrou com um processo administrativo na Fepam, onde comprovaria que a instituição responsável pelos licenciamentos ambientais cometeu um erro de avaliação. Mas até agora ainda não obteve resposta. 

Júlio Salecker finalizou o encontro pedindo o apoio de todos para tornar o projeto viável. Ele completou dizendo que uma obra como essa, com todas as licenças aprovadas e desapropriações demora em média 5 anos para ficar pronta. Então é preciso uma mobilização muito grande para que o estado tenha mais agilidade na liberação de licenças ambientais. 

Fotos: Simone Wobeto

Nenhum comentário: