Redação - Rádio Studio FM 98.3 - Com participação de Luiz Carlos Freitag... Na pauta detalhes sobre sua coluna no NG.




Redação - Rádio Studio FM 98.3 - Com participação de Luiz Carlos Freitag... Na pauta detalhes sobre sua coluna no NG.

Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Jornal Nova Geração de 04.09.15

Estrela está presente e bem representada da Expointer. Segundo o presidente do Sindicado dos Trabalhadores Rurais Rogério Hemmann, o estrelense Eliseu Pressler está expondo 11 do setor leiteiro na Expointer, “é o único produtor de Estrela”. Satisfeito, disse que sem dúvida ela está nos representando muito bem e trará premiação que colocará nossa cidade entre as boas produtoras do Estado.

Falando em STR o ITR - Imposto Territorial Rural está sendo colocado em dia pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais. “Cada produtor paga o imposto anualmente, é só vir até aqui para fazer o registro e colocar tudo em dia”. Rogério Heemann deixou claro que este imposto é do Governo Federal.

O presidente do PSDB de Estrela, Henrique Lagemann disse que dia 25 teremos um “Mega Evento, ou seja, a festa dos 26 anos do PSDB em nosso município”. Ele disse que a comemoração será grande, “pois o PSDB não é um partido que nasceu semana passada”. Ele informou que serão dois momentos políticos importantes, um antes e um depois da festa que vai ser realizada na sede da Aspume, no Bairro Pinheiros. Segundo Henrique Estrela é o município que tem só um ano a menos que o Brasil na fundação deste partido: “Ele foi criado em 1988 e aqui foi em 1989 e cresce cada vez mais”.

Lajeado conta agora com um novo restaurante, o Tiger Foot, que fica na rua Bento Gonçalves. O proprietário é o estrelense Eduardo - Dado - Wagner, que inaugurou o local na última sexta feira. O evento foi muito prestigiado e muitos estrelenses se fizeram presentes, a maioria com as esposas. Por exemplo aproveitaram a inauguração Aloisio Mallmann, vários Barth, Cláudio Scherini, entre muitos outros - e todos elogiaram o novo local.

O novo presidente do PV de Estrela, Jônatas dos Santos disse que já foi formada a executiva municipal do partido: “Não é eleita e sim escolhida e indicada pela executiva estadual”. O trabalho iniciou há dois meses e a iniciativa foi porque o PV desde 2013 estava inativo. Segundo informações não oficiais ainda, está praticamente certo que o vice prefeito de Estrela Valmor Griebeler ainda no PT, vá se filiar, junto com vários outros colegas, no PV. Aliás, a informação foi divulgada aqui na Coluna no mês passado.

O Prefeito Rafael Mallmann disse que está praticamente certo a colocação de um barco aqui em Estrela, para levar pessoas desde a revitalizada Escadaria da Ex-Polar, até o Porto de Estrela, na Multifeira. “O diretor da SPH - Superintendência de Portos e Hidrovias, Cristiano Nogueira da Rosa está conseguindo uma lancha que terá a capacidade de transportar até 10 pessoas cada vez”. Realmente uma informação muito boa, confirma o que já foi divulgado nesta Coluna.

Fui conferir a publicação da Prefeitura de Estrela no Google e realmente está tudo atualizado: Dá pra ver via satélite as 250 casas do novo Loteamento de Estrela, entre o Bairro Pinheiros e Novo Paraiso. Muito bonito, vale a pena dar uma olhada. Segundo Rafael Mallmann, as casas serão entregues em março de 2016 quando tudo estará concluído e o Governo Federal já terá determinado quem serão os beneficiados. E logo depois iniciam as obras das 129 casas restantes do Novo Bairro de Estrela.

Semana passada fui convidado a participar de uma reunião na Prefeitura que discutiu a instalação de uma cafeteria junto a segunda etapa da Escadaria da Ex-Polar. Semana que vem o Prefeito Rafael Mallmann se reúne com empreendedores de Estrela, para abrir a licitação da cafeteria. A obra já está em andamento e deverá entrar em funcionamento em dezembro. Se agora já temos diariamente muita gente no local, no final da tarde tomando chimarrão, imaginem como vai ficar com a cafeteria, o pessoal vai lá o dia todo.

Recebi vários pedidos de informações, como integrante do Comtran, de maneiras de acessar a Multifeira por parte de quem não tem veículo. O Prefeito Rafael Mallmann tranquilizou a todos: será colocada uma van especial de transporte urbano, levando moradores interessados tanto do centro como dos bairros, para ver de perto um dos maiores eventos da Região.

O vereador Luiz Fernando Schneider (PMDB) comentou a reclamação dos horários do restaurante da Rodoviária. Disse que na verdade, o atendimento vai das quatro horas da manhã até as 21h e 30min ou até que o último ônibus receba passageiros em Estrela. “Muitas pessoas me falaram da satisfação no atendimento”, afirmou. Ele disse que realmente um dos problemas pode ser a diminuição do número de ônibus, porque está menor também o número de passageiros. Muito bem, feito o registro.

A Multifeira foi elogiada pelo vereador Andreas Hamester (PP), que afirmou ser um evento de shows de nível Nacional, Regional e de artistas de Estrela. “A Região toda sabe que teremos uma festa maravilhosa, uma festa fantástica”. Ele disse ainda que a Secretaria da Cultura e Turismo também está preparando com eventos, a Semana Farroupilha que terá muitas atrações.

Três vereadores pediram licença no Legislativo de Estrela e neste momento já se encontram na Alemanha, junto com mais 25 estrelenses. Segundo o vereador Andreas Hamester (PP) que organizou a viagem, acontecerão nas duas semanas um total de 10 visitas técnicas, “o grupo vai conhecer o que um País desenvolvido tem. Vão trazer informações importantes, por exemplo: Na educação de primeira linha, no trânsito de respeito, na economia correta, segurança nas ruas e alguns exemplos de um País desenvolvido”. Ele disse que a diferença que existe é muito grande, porque “aqui a população tem medo, existe perda de emprego e quem diz que o Brasil está bem não tem a mínima noção do que aqui está acontecendo”, acentuou.

Paulão Scheeren (PPS) disse que a sua ida para a Alemanha, junto com Andreas Hamester (PP) e Paulo Birck (PTB) deve ser acentuada como uma viagem particular: “Cada um de nós vai pagar suas despesas, só usaremos dinheiro do nosso bolso, o Legislativo de Estrela não vai ter nenhuma despesa com nossa viagem, pois cada um de nós pediu 30 dias de licença sem remuneração alguma”, afirmou.

Teremos um bom orçamento no próximo ano. Segundo Paulo Scheeren (PPS) o Prefeito Rafael Mallmann e o Secretário da Fazenda Darlã Bellini entregaram a LDO do próximo ano no Legislativo. “São R$ 83 milhões para o trabalho das 11 secretarias e a Câmara vai realizar uma Audiência Pública para em seguida aprovar o Projeto Orçamentário”, acentuou.


Nenhum comentário: