Prefeitura de Estrela - Saúde aperfeiçoa equipes para qualificar atendimento


Agentes comunitários de saúde, auxiliares administrativos e enfermeiros do programa Estratégia da Saúde da Família (ESF) dos bairros Moinhos, Imigrantes e das Indústrias participam, nesta semana, de encontros de capacitação, a fim de qualificar ainda mais o atendimento às famílias atendidas. Por meio de videoconferência com profissional do Telessaúde/RS, eles estão recebendo informações e tirando dúvidas sobre a coleta de dados do E-SUS, através do Sistema de Informações Ambulatoriais da Atenção Básica. “Estamos ampliando a coleta de dados e, assim, com estas informações, vamos qualificar o atendimento à população. Com isto também conseguiremos melhorar o repasse de recursos, para investir e ampliar os atendimentos de acordo com a necessidade das famílias”, diz a coordenadora do CDP da Secretaria da Saúde, Deoclides Teresinha Führ.

Deoclides enfatiza a importância da qualificação das ações dos agentes de saúde, que atuam na promoção da saúde preventiva. Segundo ela, a partir das informações colhidas junto aos moradores dos bairros as equipes poderão melhorar sua atuação. Ela ressalta, por exemplo, que as ESF dos bairros Moinhos e Imigrantes foram contemplados com verbas da Rede SUS para a aquisição de equipamento de informática para as duas unidades, interligando-as ao Ministério da Saúde. As informações dos usuários são atualizadas diariamente e repassadas ao órgão.

O município de Estrela conta com 15 agentes de saúde nos três bairros onde o programa está implantado, além de um agente indígena, que atua na aldeia localizada nas margens da BR-386. As equipes contam ainda com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas e auxiliares de saúde bucal e psicólogas. O ESF do Bairro das Indústrias foi implantado pela atual gestão, que também complementou as equipes do Imigrantes e Moinhos, que não contavam com médicos. Juntos, atendem 31,2% da população total do município. 

Nenhum comentário: