COLUNA DO LUCA – 21.09.15 Luiz Carlos Freitag


COLUNA DO LUCA – 21.09.15
Luiz Carlos Freitag 

A Associação dos Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari se reuniu sexta-feira em Estrela, na assembleia mensal (foto). Na ocasião foi homenageado o ex-secretário Paulo Steiner, de Arroio do Meio com uma placa entregue por Arly Volken. A homenagem foi pelos seus serviços prestados à agropecuária do Vale do Taquari e do Estado do Rio Grande do Sul. Tudo o que ele realizou, foi enaltecido pelos presentes que também valorizaram a entrega da placa, como agradecimento ao colega e amigo Paulo Steiner. A próxima reunião acontece em Dr. Ricardo, no mês de outubro.

Uma coisa que chamou a atenção na abertura da Multifeira, em Estrela foi de que o nome de Elmar Schneider, Secretário da Saúde, foi citado três vezes por parte de pessoas que fizeram pronunciamentos na solenidade. Depois descobri porque. É que inicialmente a Multifeira seria realizada no Parque Princesa do Vale, mas há quatro meses aconteceu um jantar na casa do Schneidinha, com a presença do Prefeito Rafael Mallmann, Presidente da Superintendência dos Portos e Hidrovias do Estado Luiz Alcides Capoani e o diretor estrelense Cristiano Nogueira da Rosa, Presidente da Cacis Werno Arend e Secretário Cliver Fiegenbaum, quando surgiu a idéia de realizar a Multifeira no Porto de Estrela. Idéia do Cristiano e do Cliver. Realmente foi algo sensacional, que fará de Estrela o centro de feiras da Região.

Uma novidade: O pessoal gostou tanto da Multifeira que em breve deveremos ter verdadeiras “explosões” de eventos no Porto de Estrela. Segundo fui informado, organizadores de feiras e eventos regionais já estão fazendo contatos com a SPH para realizar as promoções no Porto de Estrela. Não posso divulgar ainda quem me passou a informação, mas aguardem, logo poderei dizer qual será o próximo evento Regional que aqui será realizado. E além das promoções e eventos que o Porto de Estrela deverá ser a sede a partir de agora, podemos nos preparar para mais uma maravilha: Em breve, teremos no local uma estação que vai ser a saída do Trem Turismo até Guaporé. E como já fiz este percurso de trem com a Amvat em 1995 posso dizer que este será o melhor passeio turístico de trem do Brasil. Dezenas de túneis, pontes e viadutos - um deles com a maior altura da América. Vai valer a pena fazer este percurso.

O Prefeito Rafael Mallmann se manifestou com um destaque especial afirmando que a 4ª Multifeira é agora o maior evento que Estrela já teve em sua história. Lembrou que o Porto de Estrela era um verdadeira “alienígena” mas a partir de agora, ele é parte integrante da comunidade, “ele vai andar na mesma velocidade de nosso município”. E na pessoa de Cristiano Vilanova Horn, presidente da organização do evento, agradeceu a todos os que participaram pelo sucesso da Multifeira. E realmente foi um grande público, mais de 30.000 pessoas no total.

FRASE DA SEMANA: “Uma das riquezas do Estado do Rio Grande do Sul, é o Porto de Estrela”(Luiz Alcides Capoani, presidente da Superintendência de Portos e Hidrovias do RS) 

Nenhum comentário: