Prefeitura de Estrela - Secultur apresenta exposição “Lendas e crendices do folclore brasileiro”


Como qualquer outro alimento, tanto a ingestão de manga quanto de leite podem resultar em um “revertério” no estômago de algumas pessoas. Nutricionistas explicam que os laticínios são especialmente propensos a gerar esse tipo de reação, uma vez que muitas pessoas apresentam algum grau de intolerância à lactose. No entanto, a indigestão causada pela combinação com a fruta é tabu. 

A versão mais aceita para o surgimento dessa crendice – de que leite com manga faz mal - afirma que o mito foi inventado pelos senhores de engenho no Brasil Colonial, para evitar que os escravos - cuja última refeição do dia era um copo de leite - aproveitassem a noite para roubar mangas para matar a fome.

Informações sobre a origem desta e outras crendices populares, muito presentes no cotidiano das pessoas, fazem parte da exposição “Lendas e crendices do Folclore Brasileiro”, que pode ser visitada no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann, de Estrela, até o mês de setembro. Na mostra, os visitantes vão encontrar explicações também sobre várias lendas – estórias contadas por pessoas e transmitidas através dos tempos - como as da Vitória Régia, da Procissão das Almas, do Cruzeiro do Sul e, do Negrinho do Pastoreio, entre outras.

A exposição pode ser visitada no horário das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, de segunda a sexta-feira. Conforme a historiadora da Secultur, Letícia Oliveira de Oliveira, a exposição marca datas importantes comemoradas no mês de agosto: 17 é o Dia do Patrimônio Histórico e 22 o Dia do Folclore. “Tudo isto está inserido no patrimônio cultural”, ressalta. 

Nenhum comentário: