La Salle de Estrela estimula os sentidos por meio da arte


La Salle estimula os sentidos por meio da arte

Maneira de expressar emoções, a arte sempre teve lugar cativo na história mundial e acompanha os acontecimentos do planeta de acordo com sua época. A Faculdade La Salle de Estrela para estimular a cultura e o conhecimento artístico abriu um espaço para a comunidade compartilhar percepções, procurando mediar sentidos e arte. A primeira mostra versa sobre o grande mestre, o pintor Van Gogh. No espaço de convivência da Faculdade, a imagem da obra “Doze girassois na jarra”, evidencia a sua genialidade e fica exposta até esta quarta-feira (19). Na quinta-feira, reproduções do pintor impressionista francês Claude Monet estarão ornamentando o espaço.

Artistas locais poderão compartilhar seus quadros com as imagens inspiradoras dos grandes mestres. Assim, um clima agradável de interlocução é oferecido a todos que por ali passam.

A exposição, chamada “Sentido e Arte” foi idealizada pelas professoras Ana Solange Braun e Gisele Mello, as quais desejam motivar os acadêmicos e professores a apreciarem a história da arte, representadas pelas imagens das obras dos grandes mestres da pintura mundial. “A imagem das obras e as biografias têm por objetivo fomentar o gosto e a curiosidade dos alunos a esse campo de conhecimento. A relação com artistas locais, traz a possibilidade de muitos convites que serão feitos a todos os que produzem arte”, salienta Ana Solange.

A cada semana, haverá mudança no cenário da exposição. “A iniciativa visa fomentar meios de ampliar a mediação aos vários tipos de arte, oferecendo o espaço de convivência e compartilhamento como palco para este show”, relata Gisele.

Campo vasto de envolvimento histórico e de exercício interdisciplinar para pensar vários conceitos como: Ética e Estética da disciplina de Ética, Leitura de Imagem da disciplina Leitura, Produção, e Revisão de Textos, a arte retrata a cultura e histórias e busca por sentido e vida. Como diz Friedrich Nietzsche: “A arte existe para que a realidade não nos destrua”.

FOTO
Ana Solange e Gisele Mello: idealizadoras da exposição permanente

Nenhum comentário: