Deputado Dziedricki afirma que governo do Estado não prioriza a Segurança


Deputado Dziedricki afirma que governo do Estado não prioriza a Segurança

A Segurança Pública como uma das prioridades do atual governo foi questionada pelo líder partidário do PTB, deputado Maurício Dziedricki, em reunião realizada com o secretário estadual WantuirJacini, na manhã desta quinta-feira (27). Jacini participou da sessão da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, quando apresentou o planejamento estratégico da pasta ao Plenarinho lotado com representantes de diversas entidades ligadas aos servidores da Segurança.

Na oportunidade, o deputado reforçou ao secretário a necessidade de pedir regime de urgência ao Projeto de Lei a ser apresentado pelo Executivo à Assembleia, que visa regularizar os desmanches no enfrentamento à receptação de carros roubados. A iniciativa quer diminuir os índices de criminalidade, pois associa o tráfico de drogas como principal motivo para este tipo de delito. “Os projetos que pretendem o aumento de impostos e o de extinção da Fundação Zoobotânica foram encaminhados à esta Casa em regime de urgência e este, que quer reduzir os índices de violência, não será. Então é porque o governo não dá prioridade à Segurança Pública”, lamentou.

De acordo com Maurício, os números apresentados pelo secretário são alarmantes e precisam ser levados em conta. Hoje, existem 37 desmanches não regularizados apenas na Av. Sertório e 25 roubos de carro a cada dia, na Capital. “Se o combate ao roubo de veículos, considerado o responsável pelo maior número de ocorrências em Porto Alegre, é um dos principais focos de ação da Secretaria, temos que tratar sobre o assunto o mais rápido possível”, disse Dziedricki.

VALORIZAÇÃO

A falta de incentivos para a continuidade dos serviços prestados pelos policiais civis e militares do Estado também foi abordada pelo líder partidário. Em sua fala, Maurício alertou: “Como vamos garantir o ânimo destes trabalhadores no combate à criminalidade, se o salário no final do mês será de pouco mais de R$ 600,00?”.

Segundo o parlamentar, não só a remuneração tem sido um entrave para o desempenho da Brigada Militar e da Polícia Civil. “Vemos um governo que corta gastos em combustível, diárias e viaturas, colocando os servidores em dificuldades e constrangimentos”, ressaltou.

Foto: Viviane Dreher

Nenhum comentário: