Debate na Construmóbil 2015 terá participação de cinco especialistas

Debate na Construmóbil 2015 terá
participação de cinco especialistas

Equilibrar desenvolvimento, meio ambiente e qualidade de vida é um dos desafios das cidades. A Construmóbil 2015 está sendo uma oportunidade de reflexão sobre isso a partir do tema Cidades Criativas. Para o dia 23 de setembro, durante a feira, está programado um painel de debates que vai abranger Patrimônio Histórico, Ambiente e Desenvolvimento, Economia Criativa, Espaços Públicos e Mobilidade Urbana. Considerados eixos estratégicos de discussão do Cidades Criativas, os assuntos serão abordados por cinco especialistas, entre profissionais da região e de outras partes do Estado. O painel é uma parceria da Construmóbil 2015 com o Jornal A Hora e será no Pavilhão 4 do Parque do Imigrante, às 15h, aberto ao público.

O evento terá a participação da secretária de Planejamento de Lajeado, arquiteta Marta Peixoto; do arquiteto, urbanista e professor da Univates, Augusto Alves; da gestora cultural do Vila Flores – Centro de Cultura, Educação e Negócios Criativos e articuladora do Projeto Vizinhança, Aline Bueno; do idealizador do Nós Coworking e colaborador do projeto Porto Criativo, Walker Massa; e da arquiteta, urbanista e professora da PUC, Cibele Figueira. As discussões do debate serão concentradas num documento pós-feira elaborado pelo Jornal A Hora, o qual vai servir de referência para ações futuras. “Este é um trabalho que não vai resolver os nossos desafios. Mas pode contribuir no sentido de iniciarmos um movimento em que a sociedade discuta e planeje melhorias”, afirma Diana Blum Kunzel, integrante da comissão organizadora.

O tema Cidades Criativas é explorado desde julho com ações diversas que potencializam ou reforçam iniciativas já existentes, como o Arte na Praça e a revitalização do Centro Histórico de Lajeado. Além disso, tem o Pedalada Cidades Criativas pelos bairros de Lajeado, que será domingo (30/08), e outras atividades que ainda estão em fase de definição.

A Construmóbil 2015 ocorre de 22 a 27 de setembro. É uma realização da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Prefeitura de Lajeado. Tem o patrocínio de Caixa Econômica Federal e Bebidas Fruki. Apoio de Sinduscom Vale do Taquari, Certel, Max Ambiental, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Sebrae, Banco do Brasil e Corsan.

Nenhum comentário: