Consulta Popular 2015 em Estrela-RS


Um total de 1.144 eleitores participou da Consulta Popular 2015 em Estrela, por meio do voto presencial. O processo vai definir as prioridades regionais para o orçamento do Estado do ano que vem. Das dez demandas, projetos na saúde e educação foram os mais indicados pelos estrelenses. Equipamentos, obras e reformas para os hospitais da região recebeu 1.042 votos. O rateio dos recursos será de acordo com o número de leitos pelo SUS.

A demanda equipamentos e mobiliários básicos para as escolas de ensino básico de 22 municípios, entre os quais Estrela, recebeu 931 votos. O terceiro projeto mais indicado pelos eleitores, com 780 votos, foi o de apoio ao desenvolvimento da produção leiteira e da pecuária familiar. 

Áreas prioritárias
Os eleitores puderam escolher também quatro áreas que julgam prioritárias para a região. Os estrelenses apontaram em primeiro lugar a saúde, com 864 votos; em segundo lugar a educação básica, profissional e técnica, com 833 votos; em terceiro a segurança pública e defesa civil, que totalizou 742 votos, e em quarto o desenvolvimento rural, que recebeu 567 votos. 

A votação ocorreu na quarta-feira (19), com sete urnas colocadas à disposição da comunidade, das quais duas fixas – no hospital e na prefeitura – e cinco volantes. O Vale do Taquari receberá R$ 1,5 milhão. Além da votação presencial, foi possível indicar as prioridades também pela internet, que registrou 273 votantes em Estrela. 

Os projetos foram escolhidos em assembleias e fórum regionais, conforme as prioridades de cada localidade. As que forem escolhidas serão incluídas na Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo ano, a ser encaminhada pelo Executivo Estadual à Assembleia Legislativa até 15 de setembro.

Em Estrela a Consulta foi coordenada pelo Conselho de Desenvolvimento Urbano, Rural e Ambiental (Codurae) e pela Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplade).

Nenhum comentário: