Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Jornal Nova Geração de 21.08.15 - Luiz Carlos Freitag


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Jornal Nova Geração de 21.08.15

MAGRA-INVENTIVA
Inicialmente as “colaborações” dos
Senhores Vereadores, as PÉROLAS:

LUIZ FERNANDO (PMDB): “Eu tenho um medo de microfone...” 

FRASE: “Na crise se cresce, por isso temos aí a Multifeira, vai ser um espetáculo” (Andreas Hamester, vereador do PP).

Hilário Eidelwein, Secretário do Meio Ambiente disse uma coisa interessante, na sua participação da Reunião da UAME no Bairro Pinheiros, semana passada. Disse que em Estrela está aumentando o bom senso das pessoas, no que se refere a separação o lixo seco e do orgânico. “Quando assumi, era penas 4% do lixo seco separado, agora já temos 18%”. Realmente é um alto índice, tendo em vista que a média de separação de lixo no Brasil é de 2%. Sem dúvida, também o mais alto índice do Vale do Taquari. Quanto mais a população auxiliar na separação do lixo, mais qualidade teremos no meio ambiente.

Recebi algumas reclamações e fui conferir. Pessoas que vão pegar ônibus na Rodoviária de Estrela não conseguem mais comprar garrafas de água ou alguma coisa para comer, se chegarem ao local após as 19h. É que o restaurante/lancheria está fechando, já a algum tempo, as sete horas da noite e isso está prejudicando muita gente. Também algumas pessoas reclamam que não conseguem comprar jornais ou revistas entre as 12h e 13h30min porque as bancas também fecham neste horário. Fica aí o registro. Mas dá uma saudade do tempo em que seu Albano Lagemann era o dono do Restaurante da Rodoviária. Eu, o Lauro Schmitt e o Sérgio Zambiasi almoçávamos lá e nunca reclamamos.

E o Cleto Werle, que vem acertando tudo o que diz respeito do tempo, informa: Teremos chuva em volume médio dos dias 26 a 31 de agosto, e depois nos primeiros dias de setembro, volta o frio. Não muito intenso, mas vai esfriar. E chuva mais intensa, depois do dia 22 do próximo mês. E o Cleto não erra.

População de Estrela aprovando cada vez com mais intensidade a administração municipal de Estrela - Prefeito Rafael Mallmann e vice Valmor Griebeler. Tudo com detalhes na pesquisa da Faculdade La Salle. Realmente, pelo que está sendo feito tanto no centro como nos bairros, só se pode ficar satisfeito. E os demais setores também merecem elogios. Pelo que fiquei sabendo, mais coisa boa está para chegar. Vamos aguardar.

Falando em Valmor Griebeler: Ele confirmou que recebeu convite para se filiar no PV: “Me senti honrado com isso, o assunto está em processo de avaliação”. Disse que existem boas possibilidades de ingressar no Partido Verde, “mas no PV ou no PT sou o candidato a vice prefeito na reeleição de Rafael Mallmann”, afirmou.

O vereador Paulo Birck (PTB) comentou a vacinação contra a poliomelite, para crianças de seis meses a cinco anos. “Iniciou sábado, Estrela vacinou 950 da meta de 1.665 - isso é, 57%”. A vacinação prossegue até o dia 31 e quem ainda não aplicou a vacina nos filhos dentro da idade, deve aproveitar e não perder tempo para proteger as crianças.

Prefeito Rafael Mallmann me passou uma boa informação: Foi feito um acordo com a Corsan, e logo será colocada canalização de água na Trans Santa Rita até a BR 386 e também desde a Cohab 2 até o Sesi. É para atrair empreendimentos. “A energia elétrica será instalada no local na medida em que as empresas forem chegando para se instalar no local”, acentuou.

A segunda etapa da revitalização da escadaria de acesso ao Rio Taquari, no início da Rua Coronel Flores, junto a ex-Polar, está em pleno andamento. E segunda feira tivemos uma reunião na prefeitura para tratar de uma novidade, ou seja, da Cafeteria da Escadaria. Vai ser instalada junto ao local da segunda etapa da revitalização. Em breve deverá ser feita a licitação. E depois de termos tudo concluído, será a vez da instalação do outro lado da escadaria, de um restaurante panorâmico. Realmente o local estará cada vez atraindo mais turistas. Ah, e a rua deverá ser asfaltada em breve.

Sábado o vereador Elio Kunzler (PTB) deu continuidade a sua inciaitiva de plantar mudas de pés de bergamota e laranja. Iniciou tudo junto a Chácara da Prefeitura, onde plantou 65 mudas que já estão produzindo frutas. Agora foi a vez do plantio junto ao Loteamento Popular 3, no Bairro Boa União. Sózinho, Elio plantou um total de 48 mudas de pés de bergamota e laranja. “Fui buscar elas, com fiz com as outras, em Montenegro e plantei mudas de várias espécies e de várias temporadas de produção”. O vereador espera agora que a população ajude a cuidar para que não aconteçam depredações no local. Parabéns.

O Governador José Ivo Sartori deverá fazer mais uma visita a Estrela, precisamente na Multifeira. Elmar Schneider, Secretário da Saúde esteve com ele semana passada, já que os dois são parceiros de Confraria há muitos anos. O Schneidinha aproveitou para conversar sobre uma avaliação do Vale do Taquari, continuidade da duplicação da BR 386 e a necessidade de duplicar também a RS 130 entre Muçum e Venâncio Aires. Claro e sobre a Multifeira e o Porto de Estrela.

A UAME - União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela, fez uma pequena alteração na data da reunião de setembro. Inicialmente marcada para o dia 10 de setembro, ela foi antecipada para o dia nove, já que dia 10 acontece a abertura da Multifeira. Foi convidado para participar, o Diretor do Departamento de Trânsito de Estrela, Carlos Lopes - que confirmou presença. Alteração de data também ocorreu na próxima reunião da Associação dos Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari: Ao invés de acontecer dia 11 de setembro, será dia 18, desta vez em Teutônia.

E na última reunião da AESAVAT, em Encantado, foi homenageado Hilário Eidelwein, de Estrela. O primeiro a receber uma placa especial, foi Antônio Simonetti, de Nova Bréscia. Em breve outro Ex-Secretário da Agricultura receberá a homenagem, mas não dá para divulgar pois isso é outra surpresa.

Nenhum comentário: