CEPED/RS da Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS reuniram-se com a equipe da Defesa Civil de Estrela




Pesquisadoras do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastre (CEPED/RS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) reuniram-se, no dia 13 de agosto, com a equipe da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Estrela (COMPDEC) para discutir uma proposta de atividade interativa sobre qualificação da percepção de risco, a ser realizada com moradores do Bairro Oriental, situado em setor de risco do município.

Esta atividade integra o projeto Desenvolvimento e Apoio à Implantação de uma Estratégia Integrada de Prevenção de Riscos Associados a Regimes Hidrológicos na Bacia do Taquari-Antas, desenvolvido pelo CEPED/RS, no qual os municípios de Estrela, juntamente com Lajeado e Encantado estão inseridos como municípios piloto. 

O trabalho será coordenado pela equipe do grupo de pesquisa Gestão de Riscos de Desastres (GRID), integrante do CEPED/RS, e contará com a parceria da COMPDEC de Estrela e com a participação de moradores do Bairro Oriental. As atividades, que acontecerão em três encontros nos meses de outubro e novembro, têm como objetivo qualificar a percepção dos moradores sobre os riscos relacionados às inundações através de um processo de diagnóstico participativo e da reflexão sobre ações e atitudes que a própria comunidade poderá adotar para minimizar os impactos gerados pelos desastres. 



O desenvolvimento das atividades com os moradores terá como base a Metodologia Educativa para Redução de Vulnerabilidades a Riscos Socioambientais, desenvolvida pelo GRID e certificada como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil.

Nenhum comentário: