Residência Museu da Família Schinke e as azaléias...Estrela-RS








Texto e fotos - Airton Engster dos Santos
23 de agosto de 2015

A residência da família Schinke é conhecida por abrigar um vasto acervo histórico e particular de objetos antigos que remontam a época da imigração alemã para o Brasil. Além disso outras peças foram sendo incorporadas ao patrimônio, adquiridas em diversas regiões do Rio Grande do Sul e Brasil. Também constam telas pintadas pela museóloga Gisela Schinke e uma biblioteca do médico e escritor Dr. Werner. Tudo por demais conhecido e admirado.

Além disso a residência da família Schinke encontra-se no local onde Estrela nasceu. No mesmo endereço estava a primeira sede da Fazenda Estrela. Uma placa inaugurada em 2004 lembra o fato histórico.

Mas o que pretendemos com a presente matéria é destacar os cuidados da D. Gisela e Dr. Werner com o amplo jandim da propriedade. Objetos das colonias, árvores, canteiros e flores ormamentam o entorno da casa. 

Grande destaque para quantidade de azaléias que formam um verdadeiro paredão de flores que emociona os observadores.

Em visita ao casal Schinke pedimos autorização para fotografar o belo espetáculo da natureza que responde com todo explendor o carinho e dedicação recebidos. Compartilhamos com nossos leitores esse momento único de rara beleza e encantamento.

Saiba mais:

A azaleia é uma das plantas mais apreciadas no país. Elas pertencem à família dos rododendros, que é uma das variedades mais comumente cultivadas no Brasil. Elas diferenciam-se de outras espécies deste gênero pelo seu tamanho e crescimento. Por sua grande resistência a condições climatéricas adversas, essas flores – de tons que vão do roxo, passando pelo lilás e o branco até ao vermelho vivo – são as favoritas para embelezar jardins, cercas vivas e canteiros, principalmente em locais públicos como praças e parques.

Outro aspecto que influi diretamente na sua popularidade é a época de sua floração. Assim como asbromélias, as delicadas e perfumadas flores das azaleias costumam aparecer durante o inverno, alegrando um ambiente que, normalmente, careceria de um pouco de cor e de vida – a maioria das plantas estão em estado de repouso nos meses mais frios do ano. Apesar de serem, de fato, pequenas árvores, elas também são largamente comercializadas para o cultivo em grandes vasos.

É interessante notar ainda como as azaleias gostam de luz solar, lembrando os girassóis. Elas não se inclinam em direção ao sol, como fazem aquelas grandes flores de caules compridos, mas também podem não crescer bem se não tiverem uma exposição aos raios solares adequada. O ideal é que a planta receba um banho de sol de, no mínimo, quatro horas diárias até que as flores se abram. 

As azaleias são cada vez mais populares. Há também delicados buquês coloridos, os arranjos em cachepô rústico ou até mesmo uma míni jardineira, pronta para colocar junto à janela e dar aquele toque especial ao ambiente. As flores da azaleia são tão especiais que, na maioria das vezes, são encontradas em arranjos próprios, sem galhos ou ramos de outras plantas. Um espetáculo à parte!

Nenhum comentário: