1ª Capacitação em Boas Práticas para Serviços de Alimentação de Estrela-RS


Comunidades recebem orientações sobre boas práticas de alimentação
Reunião com representantes de comunidades prepara encontros que vão ocorrer no interior

Lideranças de comunidades do interior e de clubes de mães participaram, nesta quarta-feira (12) à tarde, de um encontro preparatório à 1ª Capacitação em Boas Práticas para Serviços de Alimentação de Estrela. Representantes da Secretaria Municipal da Saúde/Vigilância Sanitária e Emater/RS-Ascar transmitiram, aos participantes, informações sobre a importância de medidas preventivas para evitar que os alimentos, servidos em festas e outros eventos, se tornem um perigo para os consumidores e não venham a causar doenças, em especial intoxicações alimentares.

Boas práticas no preparo da alimentação, conforme explicou a fiscal sanitária Liza Lyszkowski do Amaral, evitam danos e custos com a saúde; o descrédito do evento, quando for servida em festas, por exemplo, e também, de forma indireta, prejuízos como faltas ao trabalho ou à escola. “O poder público deve garantir a saúde dos cidadãos e a vigilância sanitária visa prevenir os riscos provenientes da produção e circulação de bens de consumo e prestação de serviços”, ressaltou. 

Ainda segundo ela, esta atividade também faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente no que se refere à prevenção. Acompanhamento da qualidade dos alimentos e da água fornecida pelas associações do interior, por exemplo, fazem parte das atividades da Vigilância Sanitária na prevenção à saúde da população. 

A capacitação, agora, será realizada no interior, com quatro encontros. No dia 17 de setembro será em Costão e no dia 24 no Distrito de Delfina. Em 1º de outubro a programação vai ocorrer no Distrito de Glória e no dia 8 de outubro em Novo Paraíso. Durante estes encontros os participantes – de todas as localidades - receberão orientações sobre o preparo dos alimentos, condições de higiene, estrutura necessária nos locais de preparação, entre outros. 
A reunião desta tarde foi coordenada pelas fiscais sanitárias da Secretaria da Saúde, Liza Lyszkowski do Amaral e Fernanda de Lima Santana, pelo farmacêutico Fabrício Xavier Machado e pela extensionista da Emater, Tânia Stein. 

Texto: Paulo Ricardo Schneider
Foto: encontro boas práticas alimentação
Crédito: Paulo Ricardo Schneider
Legenda: Encontro preparou capacitações que vão ocorrer no município 


Nenhum comentário: