Estrela-RS - na Câmara de Vereadores de Estrela, ocorre a assembleia pública municipal


Na segunda-feira (27), às 13h30min, na Câmara de Vereadores de Estrela, ocorre a assembleia pública municipal que irá discutir as propostas a serem inclusas na Consulta Popular 2015. A reunião é aberta para toda comunidade.

Este ano o formato da Consulta mudou. Será possível escolher até cinco demandas em três áreas estratégicas: saúde, educação e desenvolvimento rural, econômico, ciência e tecnologia. Cada área possui R$ 502.466,66 em investimentos em materiais e equipamentos. O arquiteto Frederico Birkholz, do setor de Engenharia do município coordena o processo na cidade. Conforme ele, para se eleger um delegado que defenda as demandas de Estrela na esfera regional é preciso um quórum de ao menos 30 participantes. “A verba destinada a Consulta Popular está menor e as áreas mais específicas, mesmo assim é importante que a cidade se mobilize e defenda suas propostas”, enfatiza.

Pioneirismo

Iniciado em 1999 com a denominação de Orçamento Participativo, o RS foi o primeiro estado do país a escolher por votação popular como aplicar parte do seu orçamento. A ideia seguiu modelo adotado em Porto Alegre no início dos anos 90.

O sistema propõe discussões em cinco etapas. São realizadas audiências públicas regionais, assembleias municipais e fóruns regionais de delegados antes da votação das prioridades de cada região. A última etapa é um fórum estadual com delegados de todos os Coredes.

No ano passado, mais de um milhão de gaúchos participaram das votações.

Nenhum comentário: