Dia do Colono e do Motorista foi comemorado em Estrela-RS


O Dia do Colono e do Motorista foi comemorado no último sábado, 25, com uma extensa programação em Estrela. Com apoio do Governo Municipal e da Emater/RS, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais organizou a festividade. Pela manhã, máquinas, tratores e caminhões, especialmente decorados pelas comunidades, desfilaram pelas principais ruas da cidade dando início ao evento. Em frente ao Parque Princesa do Vale, o padre Asabido Ludwig e o pastor Milton Schmidt deram a bênção a todos os participantes, que depois se reuniram no Centro Comunitário Cristo Rei, onde um encontro, que reuniu em torno de mil pessoas, foi o ponto alto.

Autoridades municipais destacaram a importância dos produtores rurais para a economia do município. “O momento é de agradecer”, resumiu o prefeito Rafael Mallmann, enquanto o secretário da Agricultura, José Adão Braun, enfatizou a força do meio rural, que vai produzir o equivalente a R$ 200 milhões este ano. O presidente do STR, Rogério Heemann, igualmente citou a importância da agricultura familiar, responsável pela produção de 80% dos produtos consumidos na cidade. Também se pronunciaram o deputado federal Alceu Moreira; o presidente da Câmara de Vereadores, Ernani de Castro, e a representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul, Inque Schneider.

Troféu Frontino Caye
Como parte da programação, ocorreu a entrega do Troféu Frontino Caye – primeiro presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela - aos produtores destaque. A premiação levou em conta uma série de critérios técnicos e permitiu escolher, entre os principais da cada categoria, um nome para representar todos os demais. 

Na categoria aposentado rural o escolhido para receber o troféu foi o casal Dionisio Fridolino e Laura Janete Mallmann, de Linha Geraldo Baixa. Na avicultura o destaque foi para o casal Renato e Marlise Maria Mallmann, do Distrito de Delfina; na produção leiteira o troféu foi para o casal Hélio Aloísio e Denise Maria Fell, de Novo Paraíso; na categoria suinocultura o destaque ficou para o casal Adélio e Nelda Teresinha Braun, de Linha São Jacó; na agroindústria familiar o troféu foi recebido pelo casal Geraldo e Ivone Kuhn Maders, e na categoria jovem rural, a premiada foi a produtora Eliana Luiza Zwirtes Kemmer, do Distrito de Glória.

Além dos produtores, houve uma homenagem especial ao motorista. Entre os profissionais da Prefeitura de Estrela, foi feito um sorteio, que contemplou com o Troféu Frontino Caye o operador de máquinas Carlos Alexandre Knebel. Após as homenagens houve almoço, seguido de um baile que animou os presentes. Durante a programação a unidade móvel da Secretaria da Saúde esteve no local, propiciando aos interessados uma série de exames, como coleta de pré-câncer, auferimento de pressão arterial e orientações e agendamentos de testes rápidos de HIV, hepatite e sífilis.

Produtores assinam contratos para moradias

Momento importante da programação foi a assinatura, por seis famílias do município, de contratos para a construção de suas moradias, por intermédio do Programa Nacional de Habitação Rural. Os selecionados são Maurício Fell, de Linha Roncador; Diego Miguel Scheeren, de Chá-da-Índia; Aneli Leonhard Weirich, de Linha Geraldo; Ademir Alfredo Zart, de Arroio do Ouro; Ricardo Wermann, de Arroio do Ouro, e Maria Rosalina Wermann, de Delfina. Cada um vai receber um subsídio de R$ 28,5 mil, repassado via Caixa Econômica Federal. O Programa de Habitação Rural foi criado no âmbito do Minha Casa, Minha Vida, com o objetivo de subsidiar a construção de unidades habitacionais aos agricultores familiares e trabalhadores rurais. No município, a entidade que coordena é o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Nenhum comentário: