Construmóbil apoia Arte na Praça e se engaja à edição da Praça da Matriz



Construmóbil apoia Arte na Praça e
se engaja à edição da Praça da Matriz

O próximo Arte na Praça será realizado na Praça da Matriz de Lajeado. A programação vai transcorrer no dia 26 de julho, a partir das 10h, com a participação de artesãos e artistas. A decisão de levar uma edição do evento para a Praça da Matriz, já que sempre é realizado na Praça João Zart Sobrinho, no Bairro Americano, atende a um pedido do Comitê Gestor do Plano de Revitalização do Centro Histórico de Lajeado. E por envolver economia criativa e patrimônio histórico, dois dos eixos de debate da Construmóbil 2015, o evento ganha o apoio da feira.

O envolvimento se dá em função do tema desta edição, Cidades Criativas. Até a feira, várias ações serão feitas para despertar o debate e a conscientização da população regional em torno de cinco assuntos principais: patrimônio histórico, economia criativa, espaço público, mobilidade urbana e ambiente e desenvolvimento. O que será feito ainda está em fase de definição e envolve vários grupos já organizados, como Comitê de Revitalização do Centro Histórico, Vale Ciclismo, Uambla, Arte na Praça, MBA Branding Business da Univates, Ação Voluntária MudAR e Instituto Fialho de Vargas. Alguns deles participaram de reunião nesta semana com a comissão organizadora da feira, na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil).

Segundo o coordenador do Comitê de Revitalização do Centro Histórico, Ítalo Reali, o objetivo é despertar para a beleza da Praça da Matriz e buscar sua revitalização. “É um passo para dar vida de novo à nossa Praça”, afirma. Além disso, o grupo também busca dar foco ao antigo prédio dos correios, desativado há muitos anos. Situada na Rua Marechal Deodoro, no entorno da Praça, a estrutura foi cedida para a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em1949, passando a ser ocupada no ano seguinte. A intenção é que o governo federal a devolva para o município. “Ocupação é o que não faltará, com tantas atividades e secretarias pagando aluguel de salas. 

O que não pode é uma instalação como essa ficar abandonada e sem uso”. As atividades deste dia também terão a participação de um grupo de alunos do Curso de Comunicação Social da Univates e do Instituto Fialho de Vargas.

A Construmóbil 2015 realiza-se de 22 a 27 de setembro, no Parque do Imigrante, em Lajeado. A feira é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Prefeitura de Lajeado. Tem o apoio de Sinduscom Vale do Taquari, Certel, Max Ambiental, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Sebrae e Banco do Brasil.


Nenhum comentário: