Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Jornal Nova Geração de 31.07.15


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Jornal Nova Geração de 31.07.15

MAGRA-INVENTIVA
Inicialmente as “colaborações” dos 
Senhores Vereadores, as PÉROLAS:

PAULÃO (PPS): “São o futuro de amanhã”. 
LORENA (PR): “Você, Paulão, nos carregou com muita cautela, chegamos ilesos em frente ao pavilhão, na festa do colono. 
MARECELO (PSDB): “A ponte está em maus estados”. 

FRASE: “Sem dizer se sou Gremista ou colorado, alguém já viu a arbitragem errar tanto apitando jogos, como neste ano?” (Filósofo irritado, no Salão do Hermes e do Leonardo).

Dia 22 de agosto, um sábado, acontece novo evento em benefício da Vovolândia São Pedro e Apae de Estrela. É o 6º Jantar Gourmets da Solidariedade, no Centro Comunitário Cristo Rei. Só pratos na base de peixe e frutos do mar, feitos, como sempre, por gourmets o voluntários. Ainda tem cartões. Inicia tudo as 20h, com música ao vivo. Ah, o traje é esporte. 

ABRIGO I - Em 1974 foi demolido o Abrigo Municipal, na Praça Menna Barreto, quando a ex-Polar construiu o hoje Estrela Palace Hotel. Inicialmente o Abrigo tinha a Rodoviária, depois mudou para o Bar do Abrigo, do ex-vereador José Valmor Fernandes, já falecido. No segundo piso funcionava a extinta Rádio Alto Taquari. Agora, o vice-prefeito Valmor Griebeler tem o planejamento estabelecido para reconstruir o Abrigo Municipal. Já tem o projeto com a planta original “e agora estamos atrás de recursos financeiros”, acentuou. Como trabalhei neste prédio, na Rádio, sou o primeiro, sem dúvida, a elogiar este planejamento que virá aumentar ainda mais as atrações turísticas de Estrela.

ABRIGO II - O Prefeito Rafael Mallmann disse que reconstruir o Abrigo, é uma questão histórica, “estamos retomando alguns pontos da história de Estrela, assim como a Escadaria ao Rio Taquari, que já foi reinaugurada”. Disse que o Projeto já está sendo encaminhado ao Governo Federal para a liberação da verba. 

ABRIGO III - Como trabalhei neste prédio, na então Rádio Alto Taquari, eu elogio sem dúvida este planejamento que virá aumentar ainda mais as atrações turísticas de Estrela. Lauro Schmitt, que foi meu colega disse que sem dúvida isso deve ser feito: “Tiraram o Abrigo da Praça mas isso não mudou quase nada, o local até ficou um pouco abandonado. Com o retorno do Abrigo, tudo será revivido e reativado”.

ABRIGO IV - Boa foi a opinião do Gerente da Rádio Alto Taquari, na época, o Waldir Sudbrack: “Notícia ótima, isso é muito bom, é excelente. Parabéns a quem teve essa idéia de fazer uma réplica do prédio do Abrigo Municipal. E a população deve pensar o mesmo. Nosso turismo está sendo cada vez mais reativado”

ABRIGO V - Outro colega meu da época, Sérgio Zambiasi disse que o Abrigo é uma referência histórica: “Se identifica com a comunidade de Estrela, da história da cidade, vai ser uma reconstrução das origens”. Lembrou dos músicos e das bandinhas que se apresentavam na Rádio Alto Taquari, “com ritmos de uma época saudosa, é uma idéia maravilhosa, é o reencontro com a história do povo de Estrela”. Zambiasi disse que “o Prefeito Rafael Mallmann irá construir o futuro com a base de nossa história, são os passos do futuro, a obra será um resgate histórico”.

ABRIGO VI - O vereador Paulão Scheeren (PPS) disse que naquela época, “saíamos do vinho para ver tudo de perto”. Lembrou que os garotos iam para o culto infantil e depois ficavam olhando as apresentações na Rádio Alto Taquari. “Até tínhamos um pouco de receio de ver de perto, mas era uma maravilha o local”.

O Prefeito Rafael Mallmann esteve quarta-feira em São Paulo, na sede da Brasilata. É que a empresa pretende ampliar sua planta, colocando uma nova filial no Rio de Janeiro. Mas Rafael quer trazer esta ampliação para Estrela, “estamos negociando, queremos que nossa Brasilata fique ainda maior”, afirmou. Vamos aguardar, novidades, em breve.

Natal e Fim de Ano está sendo um assunto que tem seu projeto cada vez mais acelerado. Segundo o Prefeito Rafael Mallmann, está sendo definido um novo Projeto e a equipe está captando recursos, sendo a expectativa muito positiva. “Teremos um final de ano bem melhor que o do ano passado”, exultou.

Ótima informação: Tinha gente preocupada com o acesso à BR 386, para quem vai utilizar em breve a Rua João Fell, no Bairro Pinheiros, aliviando o trânsito no Bairro Boa União, para quem vem pela Rota do Sol. É que com a duplicação da BR 386 a coisa podia se complicar. Mas o Prefeito Rafael Mallmann tranquilizou: Quem quiser ir em direção a Serra, vai ter uma rua paralela a BR para acessá-la sem problemas e para quem quiser ir em direção a Porto Alegre vai poder se utilizar da rótula em frente da Fábrica de Rações da Languiru. Beleza.

Algo interessante. Segunda-feira pela manhã encontrei o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Rogério Heemann e ele estava muito satisfeito. É que há poucos minutos havia visto um casal, na frente da Caixa Econômica Federal, conversando num celular sobre transferência de dinheiro. Desconfiado, foi até o gerente Edson Schneider, que mandou uma funcionária conferir isso, pois o casal já estava “clicando” no Caixa. Ela afastou os dois alertando que era um golpe o que lhes estava sendo feito. E era mesmo, graças ao alerta do Rogério o casal não teve de transferir dinheiro para um golpista. Parabéns.

Segundo o Secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico Marco Wermann, o Bairro Pinheiros é o que mais está crescendo em Estrela. “Por isso alguns problemas acontecem, mas tudo está sendo resolvido, principalmente pela Secretaria de Obras”. Hoje Pinheiros tem 2.200 moradores e com o novo loteamento popular via aumentar para 3.000. Destacou que várias ruas estão sendo pavimentadas, em 2014 foram construidas 50 novas casas e em 2015 o número será ainda maior. “Em fevereiro será inaugurada no local a nova creche”. E disse que “novas demandas vem por aí...”

Nenhum comentário: