COLUNA DO LUCA – 27.07.15 Luiz Carlos Freitag

COLUNA DO LUCA – 27.07.15
Luiz Carlos Freitag 

Na Praça Menna Barreto, existia há muitos anos atrás, um prédio chamado Abrigo Municipal (foto). Ali inicialmente foi a Rodoviária, depois funcionava no segundo piso a extinta Rádio Alto Taquari e o Bar do Abrigo, do falecido vereador José Valmor Fernandes. O prédio foi demolido na época da construção do hoje Estrela Palace Hotel pela ex-Polar, em 1974. Agora, recebi uma boa informação: O vice prefeito Valmor Griebeler tem planos de que Estrela reconstrua o prédio do Abrigo Municipal. Já tem o planejamento estabelecido e o projeto quase pronto, com base na planta original. E muitas fotos, claro. “Estamos agora em busca de recursos para a obra”, informou. E sem dúvida, nós radialistas daquela época, vamos aplaudir. 

O Secretário da Educação Marcelo Mallmann me passou uma informação realmente surpreendente. Segundo pesquisa da Fundação de Estatística do Estado, está caindo - não só em Estrela mas em todo o Rio Grande do Sul - o número de nascimentos. “A população de zero a três anos está cada vez menor e até o ano de 2024 teremos 25% menos de população com esta idade”, informou.

O vereador Paulão Scheeren (PPS) disse que na 10ª Conferência da Assistência Social representou a Câmara e ouviu muita coisa importante. “Tudo está sobrando para os municípios fazerem, não vem mais verba do Governo Federal, só as prefeituras tem que investir”. Segundo o Paulão as Leis são só no papel, “só os Prefeitos tem que cumprir tudo, com o Estado ou com a Nação não acontece nada”, afirmou.

A propósito: Os vereadores de Estrela aprovaram por unanimidade o Projeto de Decreto Legislativo 01/2015, com o Parecer Favorável nº 17.613 do Tribunal de Contas do Estado para as contas do Poder Executivo de Estrela, referentes ao ano de 2013. O Presidente da Câmara, Ernani de Castro (PMDB) disse que esta “é a melhor forma dos prefeitos trabalharem honestamente, eles tem o apoio de todas as suas secretarias e tudo é feito de forma legal”.

Luiz Fernando Schneider (PMDB) lembrou que a Prefeitura, em junho, pagou 40% do 13º Salário aos funcionários públicos do município.

“Por que o mesmo não aconteceu também em nível federal? Só se fala em crise financeira do governo federal e estadual, mas em Estrela temos uma conduta excelente do Prefeito Rafael Mallmann e seu vice Valmor Griebeler”. Andreas Hamester (PP) disse que a crise no Brasil é “uma crise fabricada pelo Governo Federal”. Afirmou “se gasta muito, se investe mal, organiza mal os gastos políticos e em cargos e CCs são enormes, mas não investem em usinas para gerar energia elétrica, isso é crise”. Disse que o único setor produtivo no País hoje é a agricultura, “mas só investem 1% do PIB”.

FRASE DA SEMANA: “Iniciei um abaixo-assinado para acabar com o inverno de Estrela, pois a maioria só gosta do verão” (Filósofo irritado com o frio, no Salão do Hermes e do Leonardo).

Nenhum comentário: