COLUNA DO LUCA – 06.07.15 Luiz Carlos Freitag



COLUNA DO LUCA – 06.07.15
Luiz Carlos Freitag 

Continuam as obras na rua João Fell no bairro Pinheiros, trecho que vai ligar a Rota do Sol até a BR 386 na altura da Rações Languiru. Na foto, a Conpasul está concluindo a colocação dos canos de escoamento de água, devendo em seguida começar o asfaltamento. Assim que iniciar, no máximo em dois meses tudo estará concluído. O prefeito Rafael Mallmann está negociando com a EGR um trevo para o acesso, na Rota do Sol. A rua tem 11 metros de largura, igual a Rota do Sol e fui conferir: Com dois carros estacionados, um de cada lado, dois caminhões trafegam normalmente no local, sem problemas. Se tudo correr bem até o fim de setembro o bairro Boa União vai ter menos movimento, pois veículos que vem da Serra poderão desviar pela nova rua.

Terça-feira o Secretário do Meio Ambiente Hilário Eidelwein esteve reunido com a Procuradoria Geral do Ministério Público em Porto Alegre quando apresentou o Plano de Zoneamento Ambiental Urbano. É que pela Lei não dá para construir, reformar ou fazer qualquer coisa em APP – Área de Preservação Permanente – mas como Estrela é cercada pelo Rio Taquari, arroios Estrela e Boa Vista, 10 técnicos elaboraram um trabalho que foi muito elogiado na Procuradoria. O próximo passo é passar pelo Codure e Meio Ambiente para então fazer audiências públicas por parte da Câmara de Estrela. “O Projeto torna viável a construção e reformas nestas áreas”, explicou Hilário.

Antônio Rogério do Nascimento – segundo sua própria informação, mais conhecido como Neguinho do Asfalto (foto), visitou Estrela quinta-feira. Ele só fica um dia em cada cidade que visita. Natural de Corumbá-Mato Grosso do Sul, saiu de casa, pedalando, com 14 anos, dia 1º de fevereiro de 1991 logo depois de ter recebido transplante de rim, pulmão, receber um marcapasso e uma válvula mitral e já visitou dois continentes: o Americano e o Africano. Visitou Moçambique, Luanda, Angola, México, Chile, Paraguai, Equador, Uruguai, Venezuela, Colômbia e Guiana Francesa, tendo aprendido 12 idiomas. “Vou parar de pedalar dia dois de fevereiro de 2022 e dois países fazem parte do meu objetivo como visitante, o Haiti e o Canadá”. Ele pedala em média 150 quilômetros por dia e seu destino agora é a Patagônia.

Conversa com políticos, rende boa expectativa e um dos assuntos é sobre o nosso futuro Governador. É que até agora nenhum dos nossos Governadores se reelegeu. Acho que um dos que mais se decepcionou com isso, foi meu amigo de longa data, do tempo que estávamos juntos na ZH, Antônio Brito. Pois José Ivo Sartori, segundo alguns políticos, deve ser o primeiro Governador a se reeleger. Por que? Ele está “pavimentando” sua plataforma de Governo e depois disso deverá entrar de corpo e alma nos investimentos do RS. Não duvido. 

FRASE DA SEMANA: “O melhor município do Mundo, é Estrela.” (Leonildo José Mariani,Coordenador Público de Atenção à Pessoa Idosa da Secretaria de Estado da Justiça e Direitos Humanos.)

Nenhum comentário: